sábado, 20 abril 2024

‘Abel e Caim’ no Fábrica das Artes

O Fábrica das Artes recebe neste final de semana o espetáculo teatral “Abel e Caim” da Cia. Karuna. As duas apresentações, uma ontem (22) e outra hoje (23), foram programadas para começar às 20h. 

O espetáculo traz uma releitura do mito bíblico da relação dos irmãos, que teriam sido filhos de Adão e Eva, após serem expulsos do Jardim do Éden. 

Caim foi o primeiro a nascer e, quando adulto, virou lavrador. Em seguida, nasceu Abel, que se tornou pastor de ovelhas. 

Porém, além da origem, de serem cria dos primeiros humanos, a lenda dos irmãos é mais conhecida pela narrativa do primeiro homicídio contra alguém do mesmo sangue, quando Caim, possuído por ódio e ciúmes, teria matado seu irmão Abel. 

A versão da montagem da Cia. Karuna desta história parte do teatro laboratorial de Grotowski, utilizando da narração para a condução da trama. No palco, são dois atores – Denis Espanhol e Gabriel Mazon – revezando entre quatro personagens em relação constante, utilizando ainda de instrumentos musicais clássicos para a sonoplastia. 

Para Denis Espanhol, a proposta é oferecer um teatro reflexivo. “Nosso principal objetivo é que a plateia seja tocada com assuntos que são pertinentes a sua vida na sociedade. A fé, a razão e as relações de ódio são elementos que capturam todos os participantes da sociedade, de uma forma ou de outra”, explica. 

Espanhol conta que a proposta da peça está completamente conectada com a essência do grupo. “A palavra Karuna, do sânscrito, pode ser traduzida como tristeza, melancolia, compaixão e sentimentos similares. Abel e Caim tem muito de como nós olhamos para o mundo. A ideia da peça foi recorrer ao primeiro assassinato, segundo a tradição judaico-cristã, para investigar o ódio e a relação entre fé e razão, jogando pontes para refletirmos o tempo presente.” 

O grupo foi fundado em 2018 pelos atores que dão vida a peça, a dupla Denis Espanhol e Gabriel Mazon. Para que a mensagem chegasse da melhor forma possível ao público expectador, foi convidado o experiente diretor Otávio Delaneza para conduzir os trabalhos da primeira montagem do grupo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também