sexta-feira, 19 abril 2024

PM dá dicas para curtir Festa do Peão em segurança

Logo no primeiro dia de 33 ª Festão do Peão de Americana, iniciada na sexta-feira, o sistema de segurança com videomonitoramento já possibilitou a prisão em flagrante de pelo menos três acusados de furtar celulares no recinto do evento. Considerada um dos eventos mais seguro do segmento, a festa de Americana utiliza tecnologia de ponta para a fiscalização interna e externa do recinto.

Além de base fixa da PM (Polícia Militar) na entrada da festa (estacionamento), foram instaladas 80 câmeras de monitoramento, totalmente digitais, e estrategicamente posicionadas, oferecendo visibilidade de todo o espaço, além de nove câmeras speed (com rotação de 180 graus) também monitorando o movimento. Uma delegacia da Polícia Civil foi instalada dentro do recinto para atender possíveis ocorrências e a organização contratou uma equipe de vigilância privada, com 550 homens e mulheres, treinados inclusive em brigada de incêndio, para dar suporte às forças oficiais de segurança pública.

Mesmo assim, é natural que em eventos com muita gente, como é o caso, pequenos golpes e tentativas de furtos sejam registrados. Para minimizar as ocorrências, o comandante do 19º Batalhão da PM do Interior, responsável pelo policiamento da região, Luiz Horário Raposo Borges de Moraes, listou algumas dicas de segurança importantes para quem pretender curtir a festa numa boa, sem stress.

Antes da festa, ele orienta a chegada ao local com antecedência, evitando tumultos e estacionando seu veículo em local seguro. É importante conhecer os pontos onde possa ser localizado socorro imediato e os policiais. Vale evitar locais isolados, onde são maiores as possibilidades de ocorrência de crimes. “Leve somente o necessário e não manuseie muito dinheiro em público. Evite comprar no comércio clandestino, tenha cuidado ao aceitar ajuda de pessoas estranhas”, saliente o comandante.

Durante a festa é vital ficar atento sempre ao movimento e à intenção das pessoas em sua volta. “Proteja seus pertences, tais como carteiras, relógios e aparelhos celulares”, orienta. Após a festa, procure utilizar somente serviços de transporte de empresas idôneas. E, é claro, não dirija após a ingestão de bebidas alcoólica, nem aceite carona de quem bebeu.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também