Home Cidades 13º suspeito de coronavírus em Americana está entubado no Hospital Municipal

13º suspeito de coronavírus em Americana está entubado no Hospital Municipal

A Secretaria da Saúde reforça que caso gripal leve deve ficar em casa
by Pedro Heiderich

Americana registrou ontem (23) mais um caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um idoso de 72 anos, que está internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente mora no bairro São Jerônimo e está entubado, com síndrome respiratória. Seu quadro clínico é estável, mas inspira cuidados. Ele está internado em uma das salas para isolamento, do novo pronto-socorro Luiza Tebaldi. É o 13º caso suspeito em Americana; outros quatro já foram descartados. 

De acordo com a Vigilância, o paciente deu entrada na emergência do hospital na madrugada de domingo (22), com dificuldade para respirar. A pasta informou que o idoso já possui histórico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). 

Segundo a prefeitura, pelo fato de o Brasil ter declarado transmissão comunitária de Covid-19, todas as notificações, a partir de agora, serão apenas para casos de síndrome respiratória grave, no qual o paciente é internado e submetido a exame. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os casos gripais leves devem ser tratados em casa com uso de antitérmicos, como dipirona e paracetamol. A procura pelo serviço médico somente deve ocorrer nos casos de febre e dificuldade respiratória, além dos sintomas clássicos da gripe, como dores pelo corpo, coriza, dor de garganta e dor de cabeça. 

Hortolândia, que só vai informar agora casos confirmados e óbitos, segue com um caso confirmado. O paciente é um homem de 36 anos, que trabalha em multinacional em cidade da região. Ele passa bem. O último boletim de Hortolândia que incluía casos suspeitos, de sexta-feira (20), apontava 37 casos suspeitos e quatro descartados. 

A Prefeitura de Nova Odessa descartou no fim da tarde de ontem (23) o primeiro caso suspeito do município. Segundo a Secretaria de Saúde, há ainda quatro casos suspeitos. Detalhes dos casos suspeitos não foram informados. O caso descartado foi o de mulher de 32 anos que esteve na Alemanha. Os exames deram negativo. 

Santa Bárbara chegou a 17 casos suspeitos, e tem outros 15 descartados. Todos os pacientes passam bem e estão em isolamento domiciliar. 

Dos 17 casos suspeitos, um viajou para o exterior (homem de 24 anos) e outro viajou para São Paulo (homem de 25 anos). Outros quatro suspeitos são homens entre 24 e 54 anos. Onze pacientes são mulheres, entre 21 e 64 anos. 

NOVA ODESSA ENTRA EM QUARENTENA HOJE  

Nova Odessa anunciou que está em quarentena a partir de hoje (24). O decreto assinado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), acompanha decisão estadual. A medida determina o fechamento de todo comércio de produtos e serviços não essenciais no município até 7 de abril e mantém apenas aqueles classificados como essenciais. 

O decreto substitui os anteriores com um conjunto de medidas restritivas em espaços públicos e privados para diminuir aglomerações. 

A prefeitura anunciou ainda o reforço de 17 novos profissionais para a Secretaria de Saúde, contratados após aprovação em concurso público. As portarias foram assinadas ontem (23) e os servidores já estão desempenhando suas funções. 

Foram contratados seis motoristas de ambulância, três fisioterapeutas, dois técnicos em enfermagem, duas auxiliares de farmácia, uma auxiliar de dentista, um agente comunitário de saúde, um enfermeiro e uma assistente social. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

CARRO DE SOM | Percorre ruas de Nova Odessa reforçando cuidados básicos

Outra novidade é um carro de som, que percorre os bairros de Nova Odessa desde a manhã de sábado (21), reforçando os cuidados básicos à população sobre medidas de prevenção ao coronavírus e sobre a necessidade de isolamento social, principalmente aos idosos e demais grupos de risco, na tentativa de conter o avanço da pandemia. 

SUMARÉ 

Em Sumaré, teve início ontem (23) a distribuição de kits nutricionais para os alunos das redes municipal e estadual participantes de projetos sociais no município e estudantes cujos pais fizeram a solicitação junto às escolas. A medida visa beneficiar os alunos que contam com a merenda escolar como complemento alimentar durante este período de quarentena devido ao coronavírus. 

HOLAMBRA TEM O 1º CASO  

Foi confirmado ontem (23) novo caso de coronavírus na RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Holambra. 

O Departamento de Saúde do município revelou que a paciente, uma jovem de 26 anos, está bem, estável e em isolamento domiciliar, assim como sua família. É o primeiro caso de qualquer espécie (suspeito ou descartado) no município. 

São 16 casos confirmados de coronavírus na RMC. Além do de Holambra e Hortolândia, há um caso em Jaguariúna e outro em Paulínia, notificados semana passada. 

No fim de semana, Campinas que tinha cinco chegou a nove casos (e investiga 253 casos suspeitos). Valinhos registrou três casos confirmados.  

CODEN SUSPENDE CORTES  

Coden Ambiental anunciou ontem (23) a suspensão dos cortes de água por falta de pagamento e o adiamento do reajuste nas tarifas de água e esgoto.  

As medidas foram adotadas pela empresa de saneamento de Nova Odessa por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.  

Os cortes estão suspensos inicialmente por 60 dias, enquanto a discussão sobre os novos valores foi adiada por tempo indeterminado.  

As ações fazem parte dos procedimentos implementados pela Prefeitura de Nova Odessa, acionista majoritária da companhia, para reduzir a disseminação do vírus.  

“A água é um recurso essencial para que a população possa fazer a higiene necessária para a prevenção da doença”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), ao justificar as medidas. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This