Home Brasil + Mundo 250 mil vidas perdidas na pandemia

250 mil vidas perdidas na pandemia

País supera trágica marca com números crescentes e média móvel superior a mil óbitos por dia há mais de 1 mês
by Folhapress
Números dão a dimensão de uma tragédia. O deste dia 24 é: o Brasil atingiu a marca de 250 mil mortos por Covid-19, em uma contabilidade crescente e assustadora.
Os dados são aferidos com as secretarias estaduais de Saúde pelo consórcio dos veículos de imprensa formado por Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia.
O número macabro foi atingido às 18h03 desta quarta-feira, pouco mais de 24 horas antes de se completar um ano do registro oficial do primeiro caso no país. Até o início da noite, e ainda sem as informações de Amapá e Roraima, o Brasil havia contabilizado 1.420 mortes por Covid e 64.038 casos em um dia, o 35º dia com média móvel de mortes acima de 1.000.
Essa média móvel, um recurso que pondera os dados de sete dias para corrigir distorções estatísticas causadas por soluços no registro de dados, alcançou nesta mesma data seu maior patamar em toda a pandemia: 1.127. O recorde anterior fora registrado havia apenas 10 dias, 1.105 óbitos.
Dessa forma, já são, desde o início da pandemia, 250.066 óbitos e ao menos 10,3 milhões de infecções confirmadas – um número possivelmente aquém do real, dada a subnotifcação.
Em mortes diárias, o país vive agora o pior momento da pandemia aprofundado pela disseminação das variantes do coronavírus – mais transmissíveis- já encontradas em 17 estados do país e por uma gestão atabalhoada da imunização, com registros de falta de vacina pelos estados.
Desde que foi declarada a pandemia de Covid-19, em 11 de março de 2020, duas semanas após o primeiro caso registrado no país, boletins epidemiológicos têm mostrado com números o rastro de destruição deixado pela maior crise sanitária dos últimos cem anos.
Por trás dos números, estão pessoas e suas famílias destroçadas pelo coronavírus, um impacto impossível de aferir com precisão.
NÚMEROS OFICIAIS
Pelos números oficiais do Ministério da Saúde, a marca de 250 mil mortes deve ser atingida nesta quinta-feira. De acordo com o balanço diário divulgado ontem, são 249.957 vítimas fatais da Covid-19 no país desde o início da pandemia.Só nas últimas 24 horas, foram registradas mais 1.428 mortes pela doença no país. Em contrapartida, 9.281.018 pessoas já se recuperaram da Covid-19, de acordo com os números do Ministério da Saúde.
Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia é de 10.324.463.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This