O atleta amador e morador de Americana Hugo Farias parece ser imparável. Neste domingo (27), ele completou o projeto de correr 365 maratonas em 365 dias em um evento celebrativo, que reuniu mais de duas mil pessoas no Centro Civico. Mas mesmo assim não parou. Na manhã desta segunda (28), ele correu mais 42 km e finalizou o percurso pela 366ª vez.
Após concluir consecutivamente a maratona de número 366, Hugo, que já havia conquistado um marco inédito nas Américas, ultrapassou os outros dois homens que também correram 365 maratonas em um ano. O Belga Stefaan Engels, em 2011, e o inglês Gary Mckee, em 2022.
“Eu me inspirei nesses atletas para me juntar ao seleto grupo que atingiu a incrível marca de correr uma maratona por dia porque acredito que pessoas comuns podem fazer coisas extraordinárias”, afirmou.
Ao todo, foram 15.443 km percorridos no período de um ano e um dia. Com essa marca seria possível chegar de Americana até a Sibéria, no extremo da Ásia. Ou também uma viagem de ida e volta do Rio de Janeiro e Lisboa, em Portugal.
Planejado nos mínimos detalhes, o Projeto Propósito, cuidou de todos os riscos através de uma equipe multidisciplinar de 11 profissionais envolvendo assessoria esportiva, cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista, ortopedista e dermatologista. A iniciativa teve também a participação do Instituto do Coração – InCor, com um estudo sobre o comportamento corporal de Hugo no período de maratonas.
“O apoio da família e das pessoas que convivi durante esse período foi a maior motivação para o Projeto Propósito”, comenta o rapaz de 44 anos. De acordo com ele, a marca mundial foi alcançada devido à disciplina, preparo, persistência e trabalho em equipe.