Durante o programa “Conversa com o Presidente”, da TV Brasil desta terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que deverá vir à São Paulo na próxima semana e comentou a respeito de repasses para a ferrovia intercidades que ligará Campinas até a Capital Paulista.
Além de discutir investimentos para todo o Estado de São Paulo, o presidente afirmou que durante sua passagem por São Paulo tentará fazer um ato e que convidou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Vamos tentar fazer um ato, vamos tentar com a participação do Governo do Estado. Se quiser participar, se não quiser participar a gente fará o ato do mesmo jeito. Como nós somos civilizados vamos fazer e vamos convocar o Governador porque é importante ele estar, porque o compromisso que vamos assumir é com ele também”, afirmou Lula.
Segundo Lula, para a construção da ferrovia, o governo pode auxiliar via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Se vamos emprestar dinheiro do governo federal, do BNDES, para fazer a ferrovia Campinas-São Paulo, nós queremos que o governador esteja presente, afinal de contas é o estado de São Paulo que vai fazer”, afirmou Lula.
A última vez que a presidente e governador se encontraram em conversas privadas para conversar foi em janeiro deste ano, em Brasília. Ambos não falaram após o encontro.