O Projeto Americana Inteligente, plataforma digital implantada pela Prefeitura de Americana há três anos e quatro meses, atingiu uma marca histórica nesta terça-feira (1º). O serviço propiciou, até o momento, a economia de 15 milhões de impressões de páginas de papel, que deixaram de ser impressas graças à utilização dos serviços online.
Os números são mais impressionantes quando comparados a outros indicadores. A marca de 15 milhões representa, por exemplo, uma economia de 30 mil resmas de papel A4, ou seja, 72 toneladas, que refletem em 1.500 árvores poupadas e a não utilização de 38 milhões de litros de água, uma vez que a fabricação de um quilo de papel consome 540 litros de água.
A implantação do Americana Inteligente possibilitou que todos os processos administrativos, gerados internamente ou por demanda externa, da população, deixassem de ser gerados em papel e fossem digitais. Um sistema integrado e padronizado em uma plataforma digital para comunicação interna e externa, tramitação de protocolos, aprovação de projetos e alvarás totalmente digital (sem papel), que permite acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo via celular, tablet, desktop e notebooks, em qualquer hora e lugar.
São 1.011 serviços digitais oferecidos para a população, com uma média mensal de 43 mil acessos à Central de Atendimento 1doc, pela população.
Foram gerados mais de 600 mil processos digitais e a economia total é estimada em aproximadamente R$ 8 milhões.
Entre os benefícios da plataforma, destacam-se a eliminação do papel, redução de custos diretos e indiretos, eliminação de espaço físico de armazenamento, segurança, sustentabilidade, organização, eficiência na gestão dos processos e centralização das demandas da Prefeitura em um único sistema.