Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio em escolas estaduais do estado de São Paulo devem optar pelo itinerário formativo até 15 de setembro, o processo de escolha é feito no momento da rematrícula.
O itinerário formativo é um novo modelo de ensino onde os estudantes escolhem entre opções que propõe o aprofundamento em determinadas áreas sendo elas, Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas e Sociais e ainda possuem a escolha do ensino técnico a partir do segundo ano de ensino médio.
Em conjunto ao itinerário formativo os alunos ainda continuam tendo o currículo de matérias base como matemática e língua portuguesa, e passam a ter matérias globais como educação financeira, projeto de vida, redação e leitura.
Em relação ao ensino técnico são 1.200 escolas que estarão dispondo de diversos cursos como administração, desenvolvimento de sistemas, vendas, farmácia, química, segurança do trabalho entre outros. Ao todo, são dez áreas de formação disponíveis na rede, mais 23 opções por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das turmas que têm aulas com professores do Centro Paula Souza.
Alunos que optarem por cursos oferecidos nas unidades que já estudam terão prioridade para as vagas, diante de eventual aumento da demanda para os itinerários de formação técnica, terão preferência na escolha os alunos que atenderem a três critérios, com igual peso para cada um deles:
- Média das notas em português e matemática da Prova Paulista nos dois primeiros bimestres de 2023;
- Média de frequência escolar durante o primeiro semestre;
- Menor distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida (sendo que menor distância resultará em maior pontuação).
Informações completas sobre os três itinerários estão disponíveis no portal do Ensino Médio Paulista https://ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br/
O novo modelo é oferecido em todas as 3.700 escolas com alunos do Ensino Médio, segundo dados a escolha por um dos itinerários deve ser feita por 435 mil estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio durante a rematrícula para o ano letivo de 2024.
A reformulação da grade de ensino do ensino médio é uma resposta da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) à demanda de professores e estudantes e foi anunciada na volta às aulas para o segundo semestre.
A escolha deve ser feita no site da SED (Secretaria Escolar Digital).
“Nós chegamos a essa reformulação com base em uma escuta ativa da rede, levando em consideração o estudante e sua formação como centro das nossas decisões. Todas as nossas 91 Diretorias de Ensino têm orientado os professores para que sejam apoio dos nossos alunos durante esse processo de escolha. Aqueles adolescentes que ainda têm dúvidas sobre qual dos três itinerários seguir podem contar com suas escolas, que estão aptas para oferecer esse suporte”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
As escolas da região que passam a oferecer os ensinos técnicos além dos itinerários formativo são:
Americana:
- Antonio Zanaga Prefeito – Administração
- Prof. Ary Menegatto – Administração, Vendas
- Prof. Maria do Carmo Augusti – Administração
- Prof. Maria Aparecida Mattos Gobbo Amaral Gurgel – Administração, Vendas
- Prof. Leny Apparecida Pagotto Boer – Administração
- Prof. Ornella Rita Ferrari Sacilotto – Desenvolvimento de Sistemas
Santa Bárbara d’Oeste:
- Prof. Alcheste de Godoy Andia – Desenvolvimento de Sistemas
- Prof. Eduardo Silva – Vendas
- Comendador Emilio Romi – Farmácia
- Prof. Juvelina de Oliveira Rodrigues – Desenvolvimento de Sistemas (Senai)
- Prof. Maria Jose Margato Brocatto – Administração
- Prof. Neuza Maria Nazatto de Carvalho – Administração
- Prof. Ulisses de Oliveira Valente – Administração, Logística
Sumaré:
- Prof. Alice Antenor de Souza – Administração
- Angelo Campo Dall Orto – Administração
- Dom Jayme de Barros Camara – Administração
- Prof. Maria de Lourdes Martins – Administração
- Prof. Sonia Maria Maschio Baptista – Administração
Paulínia:
- Núcleo Habitacional Jose Paulino Nogueira – Química (Senai)
- Parque dos Servidores – Administração, Logística
- Prof. Adélia Cristina Borgato Gryszczenko – Segurança do Trabalho (Senai)
Nova Odessa:
- Dr. João Thienne – Administração
- Dr. Joaquim Rodrigues Azenha – Vendas
Hortolândia:
- Professor Antonio Zanluchi – Administração
- Manoel Ignácio da Silva – Administração, Desenvolvimento de Sistemas
- Priscila Fernandes da Rocha – Farmácia
Matrícula 2024
As inscrições para matrícula e rematrícula dos estudantes na rede estadual de ensino de São Paulo devem ser feitas até o dia 15 de setembro.
Para alunos ingressantes na rede, o responsável legal ou um indivíduo maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual, ou no balcão de atendimento do Poupatempo. Para isso é necessário apresentar o RG, histórico escolar e comprovante de residência.
Aqueles que escolherem pelo método online de inscrição devem acessar a plataforma SED (sed.educacao.sp.gov.br). A divulgação da escola com a vaga disponível será feita a partir do dia 11 de dezembro, no ambiente da SED e também nas secretarias das escolas.
Os alunos que já estão matriculados nas escolas estaduais devem ter sua rematrícula registrada diretamente na SED, seja através do perfil do responsável ou do estudante maior de 18 anos. Em caso de dúvidas, a família ou o estudante pode buscar suporte presencialmente na escola de origem.