O Trem Intercidades que ligará Campinas a São Paulo é uma pauta que está em movimento há mais de 6 anos na vida pública no estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (1º), Vanderlei Macris – que ainda está ativo na pauta junto ao setor de transportes e cargas – falou à TV TODODIA que Americana pode futuramente ser incorporada no trajeto, abrangendo outras cidades.
O projeto atual diz que o trem deve percorrer os 135 km entre São Paulo e Campinas em 1 hora e 4 minutos, passando pelas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, atendendo uma média de 60 mil passageiros por dia.
Segundo o político, ainda há muito a ser estudado devido à dificuldade no espaço para colocar, ao mesmo tempo, trens de carga e passageiros, sendo necessário estudar se Americana terá que fazer desapropriação de um trecho ou criar um contorno rodoviário. “Assim que começar o processo da etapa São Paulo e Campinas, já iniciaremos os estudos e projetos para Americana”.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o edital prevê mais de R$ 12 bilhões de investimentos para a construção e modernização do projeto. O leilão, que estava programado para o fim de novembro, deve ser adiado para o início de 2024.