A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) está implantando um hub para as empresas interessadas em fazer negócios no exterior. Para colocar esse projeto em prática, a associação convidou o consultor Olavo Furtado, com mais de 25 anos de experiência para ministrar esses atendimentos.
O atendimento completo terá a duração de 81 horas e é voltado para as indústrias da cidade e região, desde que sejam associadas de alguma entidade.
O evento acontece na próxima segunda-feira (11), e para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo número (19) 98400-8395 ou pelo e-mail beatriz.rodrigues@acia.com.br.
O objetivo do hub é mesclar um atendimento individualizado com atendimento também coletivo, assim os empresários podem conhecer a necessidade de cada um e descobrir mais o interesse em gerar ou até mesmo podendo ampliar os negócios com o mercado exterior.
Em entrevista ao TODODIA, Olavo Furtado explicou os objetivos de um hub, o que é, e por que empresas do interior também devem investir no mercado do comércio exterior. O projeto idealizado por ele e moldado a “quatro mãos”, como diz Olavo, busca desmistificar a ideia de o mercado internacional é uma coisa apenas para grandes empresas.
“Essa coisa de município, coisa do interior, que não pode exportar, não tem nenhuma lógica. E não se sustenta em qualquer procurada no Google, isso não se sustenta. A nossa ideia é que nenhuma empresa que bata na porta do hub da Acia saia de lá sem uma resposta e sem um encaminhamento de alguém ou de alguma instituição que possa ajudá-lo a fazer o que ele pretende fazer no mercado externo, seja exportação ou qualquer outra demanda”, afirma Olavo.
Cada empresa poderá participar com até dois representantes e o hub é voltado para todas as áreas de atuação relacionadas ao mercado externo. Haverá um espaço para mentoria com o objetivo de gerar novos conhecimentos em comex, troca de experiência com empresas que já operam no exterior, consultoria personalizada na busca de solução em cada demanda específica.
“Existem alguns mitos na área internacional que a gente tem que tirar com esse hub. Então, se você tem dúvida, ‘mas será que isso é para mim? ’, bata na nossa porta, vai lá na Acia, nós vamos ter uma agenda com as empresas, tudo isso já está totalmente organizado”, diz.