A psicoterapia proporciona inúmeros benefícios para a saúde mental, mas muitas vezes ela não é acessível para toda a população. Por isso, o psicanalista americanense, Bruno Ferraz começou o projeto “Psicanálise na Comunidade”, com o objetivo de utilizar a sua profissão para contribuir com o cuidado à saúde mental da Comunidade do Zincão, em Americana, de forma gratuita.
Através do Instituto Torre Forte, que atua no local, Bruno vai oferecer psicoterapia para a população em situação de vulnerabilidade. “Com esse projeto, eu viso trazer a psicanálise para cá, um atendimento com qualidade e de forma gratuita para as pessoas da comunidade, que tenham problemas como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e problemas de ordem mental”, explicou Bruno.
Para o especialista, uma vida com dificuldades econômicas e sociais também contribui com o desenvolvimento dos transtornos mentais, por isso a terapia para pessoas em situação de vulnerabilidade é tão importante. “Ao oferecer psicoterapia para essas pessoas, você abre um espaço à escuta, é importante ter alguém que você possa desabafar, trazer suas ansiedades, medos, esse acolhimento da escuta para um morador de comunidade é muito importante, é algo terapêutico, que vai trazer a remissão dos sintomas e contribuir para uma qualidade de vida, uma felicidade verdadeira, não no âmbito do capitalismo, do ter, mas sim, do ser”, afirmou.
Maria Marins, de 53 anos, conhecida como Biliu, mora na comunidade há 35 anos e é uma das fundadoras do Instituto Torre Forte, que visa capacitar mulheres para o mercado de trabalho. “Todas as parcerias, para nós é uma vitória. O Bruno chegou como um presente, a gente precisava de uma pessoa assim. Nós atendemos muitas mulheres, e às vezes temos mulheres que necessitam desses atendimentos, que são necessários”, afirmou Maria.
Além do trabalho de profissionalização feminina, através de atividades de costura, crochê e maquiagem, Biliu e outras mulheres realizam diversas ações na comunidade, como cinema para as crianças, distribuição de itens de higiene pessoal, entrega de sopa e ações de conscientização.
Caso alguém tenha interesse em contribuir com o Instituto, pode entrar em contato com a Biliu, através do telefone (18) 98206-4622 ou pelo Instagram @instituto__torre_forte. Além disso, também é possível acessar o projeto do psicanalista Bruno Ferraz, pelo Instagram @psicanalisenacomunidade.