O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste continua a avançar no processo de revisão do Plano Diretor para o Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público de Água da cidade e iniciou o mapeamento da pressão da água que está sendo entregue ao consumidor por meio da instalação de Datalogger junto aos hidrômetros das residências. Essa ação é uma parte fundamental do plano em andamento, que está sendo executado por uma empresa contratada pela Autarquia.
Os Dataloggers são dispositivos projetados para monitorar e registrar as variações de pressão em sistemas de tubulação com intuito de direcionar as tomadas de decisões visando à melhoria da distribuição de água e, assim, adequar os parâmetros e normas para o controle dos pontos onde a grande variação dessas pressões durante o dia podem causar rompimentos de redes e, como consequência, o aumento de despesas com reparos, interrupções no fornecimento e perdas de água. Além disso, a medida visa aprimorar o atendimento ao cidadão.
O trabalho de instalação dos equipamentos é realizado todas as quartas-feiras numa região da cidade, onde são selecionados 10 imóveis que permanecerão com o Datalogger por um período de 7 dias. É importante ressaltar que essa ação não interfere no consumo normal de água dos moradores.
O DAE solicita a compreensão e colaboração da população para o sucesso desse diagnóstico. Os técnicos do DAE e da empresa responsável pelos equipamentos estarão claramente identificados com uniformes e crachás. Em caso de dúvidas ou preocupações, pedimos que os moradores entrem em contato antes de autorizar a entrada em suas residências, por meio dos telefones: 0800-770-3459 (ligação de fixo) e 3459-5910 (fixo e celular). O apoio do munícipe é fundamental para a eficácia deste projeto de grande importância para a comunidade.