A Prefeitura de Paulínia divulgou que durante o mês do Outubro Rosa tem expectativas de realizar 575 mamografias, uma média de 25 exames por dia, com os atendimentos sendo feitos no Serviço de Radiologia do Hospital Municipal de segunda a sexta-feira somente com encaminhamento médico realizado pela Rede Municipal.
Segundo Du Cazallato, prefeito de Paulínia, o município tem a fila de espera para o exame de mamografia zeradas desde julho de 2022. “Nossa cidade é autossuficiente nesta área, pois temos nosso próprio equipamento, e isso impacta na celeridade para a realização do exame. Em outros municípios de mesmo porte, por exemplo, é necessário comprar o serviço ou usar os mutirões do Estado”, explicou.
Ainda é destacado pelo Secretario de Saúde, Alexandre Brandt, a disponibilização de em média 550 exames por mês, “Atualmente os exames são agendados em até 15 dias na rotina e em até 1 semana para pessoas de maior risco”, afirmou o secretário.
De acordo com o secretário, os exames são solicitados pelas consultas de rotina feita nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) onde “Após o resultado, as pacientes são orientadas e, se necessário, são encaminhadas para realização de outros exames complementares, como ultrassom, biópsia ou cirurgia no ambulatório de Oncologia”, concluiu o secretário.
Prevenção
Durante o Outubro Rosa, a prefeitura está realizando ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e a importância da prevenção.
As UBS’s da cidade estão decoradas e com programações de atividades de conscientização junto dos pacientes.
Também estão programadas atividades do Centro de Oncologia, além da caminhada de conscientização e roda de conversa sobre prevenção e rastreamento do Câncer de Mama, realizadas no Domingo de Lazer, dia 29, no Parque Zeca Malavazzi.