Após confirmar a circulação de novas cepas da Covid-19 encontradas no Amazonas e no Reino Unido na cidade, Araraquara (277 km de SP), que já estava na fase vermelha do Plano São Paulo, decretou lockdown, com medidas ainda mais restritivas, por 15 dias, a partir desta segunda-feira (15).
Entre as restrições, somente poderá circular na cidade quem trabalha em um serviço considerado essencial (supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) ou quem for utilizar um desses serviços. O atendimento deverá acontecer até as 20h.
O decreto foi assinado pelo prefeito Edinho Silva (PT) na sexta-feira (12), mesmo dia em que a circulação de mutações foi confirmada pelo Instituto de Medicina Tropical, ligado à USP (Universidade de São Paulo).
Cerca de 16 amostras foram enviadas para análise junto ao instituto, mas a prefeitura não informou quantas delas apresentaram variantes do vírus.
“A notícia da circulação das mutações do vírus exigirá de nós maior rigor e, da sociedade, maior sacrifício, para que a gente não perca o controle no enfrentamento à doença, para que os nossos pacientes tenham leitos”, afirmou o prefeito em nota.
Neste domingo (14), a cidade registrou 167 novos infectados e três mortes. Eram 12.127 casos confirmados e 146 óbitos desde o início da pandemia, segundo o último boletim da prefeitura.
De acordo com a prefeitura, em apenas 13 dias com 27 mortes, fevereiro se tornou o mês com o maior número de óbitos pela Covid-19 em Araraquara, superando as 24 registradas em janeiro inteiro. A cidade atingiu 100% de ocupação de leitos de enfermaria e 96% em UTI neste domingo.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Caminhada Rosa do Bem reúne milhares de pessoas em Americana
Evento chegou à 16ª edição com homenagem às mulheres que enfrentam o câncer de mama, soltura de balões biodegradáveis e oferta de 650 vagas para mamografias
Sítio do Pica-Pau Amarelo encanta gerações em Americana
Espetáculo reuniu cerca de 220 alunos da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, que deram vida aos personagens de Monteiro Lobato
Campinas recebe ação para conscientizar motoristas sobre segurança nas rodovias
Movimento Afaste-se será realizado na segunda-feira (19), no Largo da Catedral, com atividades educativas e orientações para prevenir acidentes com equipes em atendimento