Conselho da ONU faz reunião de emergência sobre guerra entre Israel e o Hamas
Evento acontece nesta segunda-feira (30), às 16h no horário de Brasília
O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) realiza, nesta segunda-feira (30), uma reunião de emergência para debater sobre o conflito entre Israel e Hamas. A reunião ocorre às 15h (horário local, 16h no horário de Brasília). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai participar do evento.
O encontro foi um pedido dos Emirados Árabes Unidos, devido a operação terrestre israelense na Faixa de Gaza. O objetivo é definir medidas que garantam o acesso à assistência humanitária para a população de Gaza. Desde a primeira reunião do órgão, já foram apresentadas pelo menos quatro propostas de resolução, todas vetadas. Ao todo, foram duas propostas da Rússia, uma do Brasil e outra dos EUA.
Neste sábado (28), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres reforçou o apelo por um “cessar-fogo humanitário imediato, pela libertação incondicional dos reféns e uma ajuda que corresponda às necessidades dramáticas do povo de Gaza, onde uma catástrofe humanitária se desenrola diante dos nossos olhos”, disse o secretário-geral, através das redes sociais.
O Conselho de Segurança é o órgão mais importante da ONU e é responsável por zelar a segurança mundial e a paz. Ele conta com cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Além disso, também fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. O Brasil preside o colegiado até terça-feira (31).
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Lula diz querer transformar o Brasil em país desenvolvido em quatro anos
Presidente destaca potencial em energia renovável e minerais críticos e defende atrair investimentos para acelerar o desenvolvimento
Brasil mantém maior juro real entre 40 países, aponta ranking
Taxa chegou a 9,05%, mais de sete vezes a média de 1,27% registrada no levantamento da consultoria Moneyou
Balança comercial tem maior superávit para outubro desde 1989
As exportações somaram US$ 31,51 bilhões, alta de 20% em relação a outubro de 2025, e impulsionaram o resultado