A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por uma alteração nos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados.
Alteração genética em diversas pessoas e de diversas maneiras
No Brasil, uma em cada cem pessoas apresenta essas alterações genéticas decorrentes da doença, que afeta pessoas diferentes, de diversas maneiras e não segue nenhum padrão fixo. Alguns pacientes têm sintomas leves, com menos de uma crise por ano, enquanto outros têm sintomas mais severos e com mais de uma crise por mês, chegando a desenvolver lesão óssea, como é o caso do Alex Pinheiro, de 38 anos.
Ele nasceu com a doença e durante toda sua vida tratou e acompanhou a doença no Hospital Boldrini. Em 2009, por causa do desgaste ósseo, ele precisou colocar sua primeira prótese, dessas mais simples, mas que proporcionou a ele uma vida normal, podendo trabalhar, cuidar da família, se divertir e principalmente andar.
Pouco mais de 10 anos com a prótese, Alex sofreu um acidente enquanto trabalhava e precisou passar por uma nova cirurgia, fazendo a remoção da prótese e substituindo por outra. Infelizmente, a nova prótese não estava adequada ao seu corpo e novamente Alex precisou fazer a remoção. Porém, desta vez o quadro é mais grave e ele precisa de uma peça que seja fabricada especialmente para o seu corpo.
Há 3 anos Alex Pinheiro está em cadeira de rodas, aguardando sua nova prótese. No entanto, o governo não fornece esse serviço. Neste caso, além do valor do dispositivo, o paciente deve arcar também com os custos do hospital.
Alex é autônomo
Sem trabalhar e sentado em uma cadeira de rodas tem contado com a ajuda de amigos, familiares e agora se estende ao público para que, através de uma ação de solidariedade via vakinha virtual, ele consiga recursos para adquirir a prótese necessária, arcar com a cirurgia e voltar a andar.
Para ajudar você pode contribuir com qualquer valor via PIX na chave celular (19)98908.8141 ou no site vakinha.com.br pelo ID 4202089
Se puder, ajude o Alex a voltar a andar.