sexta-feira, 29 novembro 2024
CULTURA AFRO

Sumaré promove exposição em celebração a Consciência Negra

O acervo conta com elemento da capoeira, hip-hop, tranças, escultura, vestuário, literatura e outras diversas peças
Por
João Victor Viana
Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Sumaré realiza neste mês a exposição “Pérolas Negras” em homenagem a Consciência Negra, que será celebrada no dia 20 de novembro.

O acervo conta com elemento da capoeira, hip-hop, tranças, escultura, vestuário, literatura e outras diversas peças.

“A secretaria sempre procura trabalhar todas as questões culturais, a diversidade e com portas abertas para todos os artistas. Mais uma vez estamos trabalhando a Consciência Negra, com toda ênfase em seus valores, nos seus princípios e suas riquezas e nós procuramos externar aqui um pouquinho dessa cultura”, explicou a secretária da pasta, Kelly Karina.

Legenda: Secretaria de cultura Kelly Karina (Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA)

Com a ajuda dos próprios colaboradores da secretária, diversos ícones estão sendo destacados na exposição, mostrando de diferentes maneiras elementos que explicam a história e valorizam a cultura afro.

A programação especial ainda envolve o ‘Quintais da Cultura’, um projeto que acontece às quintas-feiras e oferece um ambiente idealizado para a vivência cultural na cidade, com diferentes atividades como roda de conversa e saraus.

O momento especial são as danças que sempre buscam passar uma mensagem através dos movimentos. Como para Alcione Rodrigues, que com sua apresentação busca mostrar que as mulheres negras não estão sós.

O hip-hop também é um grande atrativo e um tema que recebeu um cuidado notável para a exposição, assim como em outras ações da secretaria como o “Hip-hop Sinfo”, que misturou hip-hop e música clássica. A colaborada envolvida nesse setor é Eva de Oliveira, que diz que “o hip-hop de Sumaré foi uma semente plantada com muito amor por alguém nascido na favela, e essa semente irá brotar sempre”.

A secretária Kelly ainda ressalta que o objetivo foi resgatar positividade com a exposição. “Quanto mais coisa boa a gente divulga, a gente fortalece todas as coisas que fazem bem para o ser humano, é esse o nosso papel aqui!”.

A exposição segue aberta ao público até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h as 16h, exceto feriados e finais de semana, na Rua 16 de Dezembro, 75, Centro, Sumaré. E o ‘Quintais da Cultura’ acontece às 19h.

Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também