A Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para a 3ª edição do programa “Mãe Americanense”, voltado às gestantes em situação de vulnerabilidade. As inscrições vão até o dia 5 de janeiro. Confira os requisitos.
Podem participar do programa, gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único. As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento de formulário, disponível no site da Prefeitura e também, presencialmente, no CRASs (Centros de Referência de Assistência Social).
Serão feitas atividades para fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê e a rede de apoio para a família, durante três meses, a cada 15 dias. As gestantes receberão orientações sobre os cuidados com a saúde, mudanças biopsicossociais, aleitamento materno, parto, planejamento familiar, desenvolvimento humano e práticas educativas parentais.
“O programa Mãe Americanense faz parte do plano de governo do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi e foi pensado para atender as gestantes em situação de vulnerabilidade, para que recebam orientações sobre saúde e gestação. Todo o processo visa fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, criando uma rede de apoio para a família”, destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
E no encerramento do programa, as gestantes participantes das atividades receberão kits de enxoval, como carrinhos de bebê, banheira, bolsa maternidade, roupas, fraldas, produtos de higiene, entre outros itens.