A Prefeitura de Hortolândia inaugurou nesta quarta-feira (7) uma nova escola de Educação Infantil. Localizada na Rua André Vidal de Negreiros, 45, Vila Real Continuação, a creche leva o nome de “Professora Andrea Cristina dos Santos” e possui 40 vagas para as crianças de zero a três anos de idade.
Esta inauguração faz parte de uma série de entregas que a prefeitura de Hortolândia está fazendo nesta semana. São três novas creches inauguradas em três dias. A primeira foi entregue na última terça-feira (6) no Jardim Santa Izabel, com 65 vagas disponíveis. E a terceira será já nesta quinta-feira (7), no bairro Chácaras Acaraí, a unidade de ensino infantil é a maior das três e conta com 204 vagas.
O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, informou que outra creche foi inaugurada em janeiro, e outras quatro estão programadas para serem entregues a partir da segunda quinzena de fevereiro. “A proposta do nosso governo é zerar a fila do zero a três (anos de idade), a gente sabe que as famílias precisam trabalhar e precisam matricular sua criança”, disse o secretário.
As creches terão classes para crianças matriculadas nas séries Berçário I, Berçário II, Minigrupo e Maternal. As instalações passaram por intervenções visando à garantia de segurança e a qualidade de atendimento à comunidade escolar.
O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) esteve presente na cerimônia de entrega. “Estamos cumprindo com nosso dever de tirar todas as crianças da rua. Agora vai sobrar vaga de zero a três (anos de idade). A educação é a locomotiva que transforma a vida das pessoas”, ressaltou em entrevista ao TODODIA.
As novas escolas serão gerenciadas por meio de um Termo de Colaboração firmado entre o município com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira.
Moraes explicou que a parte pedagógica, uniforme, alimentação, material, currículo e afins, são responsabilidades da rede municipal. A OSC administra a parte operacional, que seria aluguel e manutenção do prédio, contratação de pessoas, suprimentos emergenciais. “O próprio Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) preconiza este tipo de parceria. Não é, de forma alguma, uma terceirização”, afirmou.
Para a definição dos locais das novas escolas de Educação Infantil, foi feito um mapeamento levando em consideração o mapa de vagas e os novos empreendimentos imobiliários da cidade.
Ainda é possível consultar as vagas disponíveis nas creches de Hortolândia diretamente no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, localizado no Remanso Campineiro.