segunda-feira, 25 novembro 2024
CURADORIA DE ARTISTA

MAC exibe artes de Antônio Roseno de Lima

Exposição reúne os principais trabalhos de Antônio curados por Geraldo Porto, grande incentivador de Roseno.
Por
Ana Flávia Defavari

O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana abrirá na próxima quinta-feira (29), às 18h, a exposição “A.R.L Vida e Obra” que reúne os principais trabalhos do pintor, fotógrafo e artesão outsider brasileiro Antônio Roseno de Lima. A atração segue aberta até 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h com entrada gratuita. O MAC fica no Centro de Cultura e Lazer, na Avenida Brasil, nº 1.293.

A exposição é uma curadoria de Geraldo Porto, um grande incentivador de Roseno.

“É com muito orgulho que trazemos para Americana os trabalhos do Roseno. Convidamos todos que gostam de arte a visitar o MAC e apreciar as obras desse conceituado artista”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.

Foto: Divulgação

Vida e obra
Natural de Alexandria, no Rio Grande do Norte, Roseno é um representante da “Art Brut” no Brasil e no Mundo. Suas obras destacam a sua subjetividade e sua paixão pela arte sendo sua forma de expressar sua visão de mundo.

Aos 35 anos de idade, em 1961, Roseno fez um curso de fotografia passando a exercer o oficio registrando o cotidiano de crianças, além de aniversários e casamentos. Logo suas fotos começaram a ganhar os nuances de seus traços.

Suas obras possuem códigos que permeiam todo o processo criativo, com destaque para a assinatura A.R.L. Suas pinturas fazem parte de acervos de museus de importância como a famosa “Collection de l Art Brut”, de Lausanne, Suíça, e o Museu Haus Cajeth, em Heidelberg, na Alemanha.

Ele viveu entre 1976 e 1998 na favela Três Marias, em Campinas, até a sua morte em junho do mesmo ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também