Em mais uma ação da Campanha “Mutirão Saúde da Mulher”, a Secretaria de Saúde de Americana promoveu neste sábado (9) um “Dia D” de realização de exames de mamografia e Papanicolau. A realização do exame foi feita conforme a demanda, mediante distribuição de senha. “Durante a semana elas estão trabalhando e não conseguem procurar uma ajuda. No sábado, a maioria delas não estão no trabalho e conseguem fazer esse (exame) preventivo”, explicou Fabrícia Adami, integrante da coordenação da Secretária de Saúde
Os exames realizados são para buscar um diagnóstico precoce e um tratamento efetivo contra os cânceres de mama e colo de útero. O atendimento às mulheres ocorreu nas UBSs (Unidades de Básicas de Saúde) do São Vito e do Jardim Guanabara, com o oferecimento de ambos os procedimentos, com limite de 70 mamografias em cada uma delas. Já as UBSs São Domingos e Vila Galo e as ESFs (Estratégia Saúde da Família) Praia Azul e Antônio Zanaga tiveram somente o Papanicolau.
As pacientes que tiveram a oportunidade de realizar os exames, valorizaram a ação, como a moradora do bairro Jardim Brasília, Cleunice da Silva, “fiz faz dois anos, estava atrasada. É bom porque dá a oportunidade para as pessoas que não tem convênio”, disse ela.
Gisele Pratas, moradora do Nova Carioba, opinou na mesma linha. “Eu super indico, primeira vez que fiz assim no SUS. Fui muito bem atendida, bem bacana”. Ainda cumprindo as agendas presenciais do prefeito Chico Sardelli (PL), o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD) esteve presente em algumas unidades de saúde e também valorizou a iniciativa. “Vi pessoas de todas as regiões da cidade. A gente vê que realmente era uma necessidade da população, é muito importante que elas façam esse preventivo”, declarou.
Nos próximos dois sábados, a ação continua passando por outros bairros, no dia 16, na Praia Azul, Antonio Zanaga e Boer, e no dia 23 o atendimento ocorre no Mathiensen e Vila Galo. Ao todo, ao longo do mês, serão ofertadas 980 mamografias.