sábado, 23 novembro 2024
COMBATE AO MOSQUITO

Agentes da Dengue de Hortolândia realizam busca ativa e nebulização nas regiões da cidade

Bairros Vila Real, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Vila Real Continuação são pontos de ação nesta semana.
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia continua ativamente com suas ações de combate ao mosquito da dengue. Nesta semana, a Unidade de Vigilância de Zoonoses se divide e percorre os bairros Vila Real e Jardim Nossa Senhora de Fátima com a busca ativa e realiza o serviço de nebulização na Vila Real Continuação.

Apesar da queda nas temperaturas durante o outono em comparação ao verão, o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso comenta sobre como a população precisa ainda se manter atenta contra o Aedes aegypti. “Nesse período inicial do outono, ao longo do dia faz aquele calor seco, fator que favorece a circulação do Aedes aegypti. Por isso, é importante que os moradores continuem a tomar os cuidados para combater a proliferação do mosquito”, alerta o veterinário.

Os cuidados continuam os mesmos da época de calor intenso, mantendo toneis, barris e caixas d’água tampadas e manter o cuidado com as piscinas mantendo-as cobertas visto que água parada é a condição que mais favorece a proliferação do mosquito.

Outro ponto é sempre manter quintais e áreas externas limpas e evitar o acumulo de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos em áreas expostas ao ar livre.

Enquanto isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça que o descarte correto destes materiais pode ser realizado nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntaria de entulho e outros materiais recicláveis) do município.

BEBEDOUROS
Evandro ainda traz o alerta à donos de animais aos bebedouros e recipientes de água de cães, gatos e demais animais de estimação que podem servir de criadouro caso não haja o cuidado necessário. É importante sempre os manter higienizados e realizar a troca diária da água.

Outro cuidado importante é colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda também para evitar o acúmulo de água parada.

BUSCA ATIVA
A UVZ pede para que a população permita a entrada dos agentes devidamente identificados com crachá e uniforme em suas casas para a realização da busca ativa e nebulização.

Ambas ações são de extrema importância para o combate ao Aedes aegypti e evitar o aumento de casos de dengue, chikungunya ou zika entre a população. Para saber em quais ruas e regiões serão realizadas as ações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 1.949 casos notificados de dengue, dos quais 241 casos positivos e nenhum óbito. Já de chikungunya são 14 casos notificados, sendo um positivo e nenhum óbito. Neste ano, a cidade ainda não registra nenhum caso notificado de zika.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também