A Secretaria Municipal de Educação de Americana está retomando o processo seletivo simplificado para contratação de 53 professores temporários substitutos para a rede municipal de ensino.
O processo estava suspenso, mas a Justiça concedeu liminar e a prefeitura prossegue, agora, com todo o trâmite. Com isso, o Diário Oficial Eletrônico de hoje (20) traz a classificação inicial dos candidatos.
O novo cronograma estabelece o prazo entre os dias 30 de julho e 7 de agosto para entrega dos documentos; e o dia 8 de agosto para apresentação de recursos.
A homologação e publicação da classificação final estão previstas para 13 de agosto.
O processo seletivo foi iniciado em fevereiro, quando foram estabelecidas as datas para inscrição. Mas uma liminar da Justiça suspendeu o processo logo depois de encerradas as inscrições. No início de julho, o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu nova liminar liberando o processo seletivo.
O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), destacou que as contratações servirão para ampliar a capacidade de atendimento nas escolas e creches.
“Nós tivemos um número grande de profissionais que pediram exoneração ou se aposentaram nos últimos dois anos. Esta contratação temporária permitirá reequilibrar o quadro de profissionais”, disse o chefe do Executivo.
53 VAGAS
São 53 vagas no total, sendo 25 vagas para professor de Creche substituto; 5 vagas para Professor de Educação Básica 1 (Educação Infantil Substituto); 15 vagas para Professor de Educação Básica 1 (Ensino Fundamental Substituto); uma vaga para professor Educação Básica 2 ( Peb 2) Substituto para cada uma das seguintes áreas: Artes, Ciências Físicas e Biológicas, Geografia, História, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.
Esses profissionais atuarão nas escolas da rede municipal, para suprir vacâncias, licenças, afastamentos e ausências de professores titulares efetivos.
Entre 2017 e início de 2019, 51 professores se desligaram da Secretaria de Educação, entre pedidos de demissão, aposentadorias e falecimentos.
A secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, avalia como muito importante essa retomada, principalmente por amenizar a falta de professores na rede. Ela salienta que esses profissionais serão contratados por tempo determinado, de acordo com a necessidade da Administração.
“Com essas contratações, supriremos a necessidade das eventuais substituições de professores que, por algum motivo, precisam faltar ao trabalho. Em breve, a Secretaria de Educação abrirá concurso público para selecionar profissionais para as vagas efetivas”, afirmou.