quinta-feira, 21 novembro 2024

Mega Artesanal: empresas e artesãos da RMC lotam a maior feira de artesanato do país

Empresas, lojistas e artesãos de diversas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) marcam presença na Mega Artesanal, maior feira de artesanato da América Latina, que acontece em São Paulo. Cerca de 120 mil pessoas devem passar pela feira até a próxima quarta-feira, quando termina o evento.

De acordo com os organizadores, grande parte do público se organiza em grupos e vai à Mega Artesanal em excursões. Este ano, o evento deve receber 400 caravanas, muitas do interior do estado. E foi de excursão que 60 artesãos de Sumaré visitaram a feira, nesta segunda-feira, 5. A excursão, que saiu da cidade às 6h, teve o apoio da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré). “A participação de artesãos e empreendedores da cidade na Mega Artesanal está aumentando a cada ano e a Acias não poderia ficar de fora deste movimento”, comenta a coordenadora comercial da Acias, Carla Paiva, que acompanhou o grupo.

Eliane Chagas, 52 anos, é uma das artesãs que aproveitaram a excursão para ir ao evento, onde comprou linhas e fios para a confecção de tapetes. A comerciante Fátima Calegari Piccinin esteve na feira para conhecer e levar as novidades para a papelaria Mais Brasil, de Sumaré. “Somos procurados pelos artesãos que procuram a feira e precisamos ter em nossas vitrines todas as novidades”, explica.

A região também marca presença entre os expositores. A Center Panos, que tem mais de dez lojas na RMC e também organizou excursões para o evento, participa da feira pela segunda vez. Em um estande de 60 metros quadrados, a rede apresenta ao público novidades em tecidos, fios e materiais para diversas técnicas. O espaço também é uma oportunidade

para quem deseja empreender na área. Conhecida como o supermercado do artesanato, a Center Panos está expansão. “Aqui estamos mostrando ao público todo o modelo do nosso negócio e o processo para ser tornar um franqueado“, comenta o empresário Ronaldo A. Cordão. A próxima loja da rede será inaugurada em Americana, no próximo dia 23.Dados do Sebrae mostram que o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano no país e envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas. A atividade é a base de sustento de dez milhões de brasileiros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também