O Grumaa (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo) promoveu neste sábado (6), em Nova Odessa, a “2ª Caminhada Pela Conscientização do Autismo”. A atividade contou com apoio da Prefeitura, e se deu por conta do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.
A programação especial foi aberta a toda comunidade e começou com a concentração dos participantes na Praça dos Três Poderes, em frente ao Paço Municipal. A maioria das pessoas vestiam camisetas da cor azul, simbolizando o “Abril Azul”, o Mês de Conscientização Sobre o Autismo, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o TEA (Transtornos do Espectro Autista).
A caminhada desceu pela Avenida João Pessoa até a Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho. Na praça, aconteceu uma programação especial de entretenimento para os participantes, incluindo brinquedos infláveis para as crianças em geral, distribuição de pipoca e algodão-doce e o divertido “banho de espuma”.
“O mês de abril é muito importante para nós, para levantarmos a bandeira da conscientização, levando informação para a comunidade e lembrá-los que as nossas crianças existem e precisam da inclusão”, disse Jessica Javaroni, integrante do Grumaa.
O prefeito Claudio Schooder, o Leitinho (PSD), participou da caminhada e destacou a importância de eventos com essa motivação. “Nova Odessa sai na frente de muitas cidades, fui vereador em quatro mandatos e nunca vi a administração abrir as portas, escutar as mães e saber da necessidade de cada um. E o que as mães querem? A inclusão”, destacou.
Em entrevista, o prefeito ainda ressaltou as ações que tem sido feitas pela prefeitura em prol da causa, como o Centro de Referência do Autista, a Carteirinha do Autista, a instalação de um Playground Inclusivo no Paço Municipal, entre outros.
Nos próximos meses, a administração municipal implantará um trabalho de Equoterapia. Esse método terapêutico e educacional utiliza o cavalo em uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde e educação.
O GRUMAA (GRUPO DE MÃES ACOLHEDORAS DO AUTISMO)
O Grumaa conta com a participação de 430 mães, que juntas trabalham pelo direito dos filhos e pela propagação da mensagem, além da parte psicológica das crianças e dos próprios familiares.
A atuação do Grumaa não fica só em Nova Odessa, cidades vizinhas, como Santa Bárbara d’Oeste e Americana também fazem parte da iniciativa.
“Fazer a inclusão não é somente deixar escrito em um papel, então lutar pela causa autista é muito importante para mostrar que lugar de autista é em todo lugar”, reforçou a presidente do grupo, Carine Sena.