Disponibilizada inicialmente apenas para crianças com 10 e 11 anos, a Secretaria de Saúde de Americana anunciou que ampliará a faixa etária da campanha de vacinação contra a dengue para até 14 anos. A medida passa a valer na segunda-feira (29) e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a decisão foi tomada em razão da baixa procura pelo público alvo atual.
Desde o início da campanha, no dia 11 de abril, o município efetuou 516 aplicações da vacina, o que corresponde a 3,92% de cobertura referente à população-alvo. Até a manhã desta sexta-feira (26), Americana já havia confirmado duas mortes em consequência da doença, além de 1.039 casos de infecção por dengue e quatro óbitos em investigação.
“A procura continua baixa e por isso decidimos ampliar a idade, embora esta seja uma estratégia do Ministério da Saúde, que visa atender à demanda de forma escalonada, conforme a capacidade de oferta do imunizante”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Carla Brito. Ela diz ainda que, apesar de ter antecipado o processo, Americana não recebeu novas remessas da vacina Qdenga.
A vacina continua disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção da unidade da Praia Azul, cujo horário é das 8h às 20h.
Para receber a vacina, os menores, acompanhados dos pais ou responsáveis, devem comparecer em uma unidade portando comprovante de residência em Americana, documento com foto, Cartão SUS e caderneta de vacinação.
No último dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde já havia recomendado aos municípios paulistas que receberam doses com vencimento para o dia 30 de abril que ampliassem a vacinação para o público de 6 a 16 anos. As vacinas recebidas por Americana não faz parte dos lotes remanescentes, por isso não seguiu a alteração.
O esquema completo é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue. A recomendação para quem contraiu a doença recentemente ou está com dengue é aguardar seis meses para receber a primeira dose.