A alegria marcou a recepção dos professores aprovados em concurso público que se apresentaram na Secretaria de Educação de Americana, nesta segunda-feira (29), para assumirem suas vagas. Ao todo, 69 profissionais compareceram à reunião, realizada no auditório da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado, em prédio anexo à Seduc.
Estiveram presentes 46 professores de creche e 23 professores de Educação Básica 1 – Educação Fundamental. Durante o encontro, eles receberam informações sobre jornada de trabalho, horários de estudos, Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, exame de saúde admissional e remuneração mensal, entre outras.
Para a professora de creche Lívia Yachel Selbach, assumir a vaga foi a realização de um sonho. “Desde a época que me formei, trabalhar na minha cidade, em uma rede que só ouço falar bem, é realmente um sonho”, disse.
Quem também aguardava há tempos era a professora de creche Loenza Maria da Silva Rodrigues. “Estava esperando isso há bastante tempo, é emocionante, principalmente porque tinha muita gente torcendo por mim. Estou bem feliz que foi em Americana, onde eu moro há muito tempo”, declarou.
A professora de creche Maria Aparecida Pereira dos Santos Monteiro atua na rede estadual e pretende acumular o cargo na rede municipal, em outro horário. “É uma satisfação muito grande porque sonhei muito com esse dia. O meu propósito era ser efetiva”, falou.
Para o professor de Educação Básica 1 Diego Fagundes de Oliveira Lopes, a proximidade com sua residência foi um dos fatores determinantes para escolher a rede municipal. “Conheço a cidade, por ter morado em Santa Bárbara d’Oeste, e tenho a certeza de que poderei fazer um bom trabalho. Tem a questão do plano de carreira, da proximidade, e essas foram as virtudes que me levaram a escolher Americana”, explicou.
O Plano de Carreira do Magistério Público Municipal também foi decisivo para que a professora de Educação Básica 1 Denise de Souza Martins prestasse concurso em Americana. “Estou muito feliz, muito realizada, moro na cidade e é uma experiência muito boa estar numa prefeitura, num concurso estável”, afirmou.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou a atenção dada pelo prefeito Chico Sardelli ao ensino municipal. “O prefeito Chico e o vice Odir sempre priorizam a Educação e a contratação de novos profissionais via concurso público confirma esse compromisso na construção de um futuro brilhante para nossas crianças”.
Desde o início da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi, o município contratou 476 educadores, sendo 420 professores. O levantamento não considera os profissionais que se apresentaram nesta segunda-feira e que ainda farão exames admissionais e entrega de documentos para a contratação.