Alunos da rede municipal de ensino de Americana obtiveram um desempenho bastante positivo na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Ao todo, Americana conseguiu 16 medalhas.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada em maio deste ano, e os resultados foram divulgados recentemente. Participaram 884.979 alunos de 9.965 escolas. A competição é realizada anualmente em todo Brasil e reúne alunos de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio.
As 16 medalhas da Secretaria Municipal de Educação foram conquistadas por três escolas: Emef Professor Florestan Fernandes (três medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze); Emef Paulo Freire (duas de prata e duas de bronze) e Caic Professor Sylvino Chinelatto (duas de prata e uma de bronze). “Eu estou muito orgulhosa de toda a nossa rede, principalmente da dedicação dos nossos professores. Esse é mais um prêmio, entre muitos que nossos alunos vêm conquistando, graças ao comprometimento de nossos profissionais”, salientou a secretária de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina. Confira os alunos vencedores:
Emef Professor Florestan Fernandes – 9 medalhas
Ouro
Giovana Barbosa Caires, 9º B
Caio José Calenti, 9º B
Ana Caroline Santos Pires, 9º A
Prata
Paula Magalhães Dossi, 9º B
Bronze
Filipe Ramos de Souza, 9º B
Beatriz Brajão Macedo, 8º B
Kauan Domingues Pereira, 8º A
Sofia Liach França, 9º A
Gabriel Pires, 9º B
Emef Paulo Freire – 4 medalhas
Prata
Eduardo Carezia, 9º B
Beatriz Salvador Parolin, 9º D
Bronze
Samuel Salar de Oliveira, 5º C
Gustavo Matheus Moura de Carvalho, 9ºA
Caic Professor Sylvino Chinelatto” – 3 medalhas
Prata
Kauan Ramdohr, 8º D
Eike Henrique Souza da Rocha, 8º A
Bronze
Bianca Gusmão Cordebello, 9º B
Ressalte-se que os estudantes Caio José Calenti e Giovana Barbosa Caires, da Florestan Fernandes, já estão pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que ocorre em 2020.