sexta-feira, 22 novembro 2024

LESMA começa hoje na Unicamp

Em sua quarta edição, a LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas) começa hoje (16) e vai até sexta-feira (18). As atividades serão realizadas no LIS (Laboratório de Imagem e Som) da Unicamp, em Campinas. 

O evento gratuito contará com oficinas, mostras e debates voltados à animação independente e seus processos criativos, além da presença da convidada búlgara Radostina Neykova. 

A LESMA nasceu como um projeto de extensão, organizado por alunos e ex-alunos da Unicamp, com orientação de WIlson Lazaretti, professor do Departamento de Artes Plásticas da UNICAMP e fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em atividade desde 1975. 

Além do caráter educacional e de difusão, o evento conta com o LesmaLab, um espaço onde novos animadores apresentam seus projetos de animação e recebem orientação de artistas do ramo. 

Para assistir ao LesmaLab, bem como participar de todas as demais atividades da programação não é preciso realizar inscrição prévia. Estão previstas uma mesa de conversa sobre a animação “Tito e os Pássaros”, com os diretores e animadores da equipe Gabriel Bitar, André Catoto e Elias Velho, e a presença de Sávio Leite, organizador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação que já teve 16 edições em Belo Horizonte. Além da ‘Extravagante Mostra MUMIA’, ele lança em Campinas o livro ‘Diversidade na animação brasileira’. Com sua organização, a obra faz um mapeamento da produção brasileira, reunindo textos de diversos agentes da área e entrevistas com 8 animadores brasileiros contemporâneos, com foco na diversidade da produção independente. 

BÚLGARA 

A abertura da LESMA, que será realizada hoje, acontece com a Mostra de Animações Búlgaras Contemporâneas para Crianças e Adultos, com a presença de Radostina Neykova, diretora de filmes de animação premiados como “Grumpy Does Repair” e “Ugly Fairytale”. É ilustradora de livros infantis para a Bulgária, Sérvia, Grécia, Bósnia e Herzegovina e professora de Dramaturgia para o Filme Animado na Academia Nacional de Artes do Teatro e do Cinema em Sofia, na Bulgária. Além de comandar uma masterclass na Lesma e participar como membro da mesa do LesmaLab, a artista aproveita a passagem pelo Brasil para ministrar oficinas de animação com bordado no SESC Pinheiros, em São Paulo, Taubaté e em Jundiaí. 

HISTÓRIA 

A LESMA é produzida por ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp (Midialogia e Artes Visuais), com apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. 

Prestes a alcançar 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, incluindo dois longas-metragens, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos, dirigida por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, que desenvolvem diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em diversos países. Interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, ou exibição de filmes podem entrar em contato pelo http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br/. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também