Com o início da construção do vertedouro, a nova represa de Santa Bárbara d’Oeste entra em sua reta final. A obra que está sendo realizada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) teve investimento de R$12 milhões em recursos próprios e irá ampliar em 20% o volume total de água armazenada para o abastecimento público da cidade.
O novo vertedouro tem uma estrutura hidráulica de 120 metros de comprimento por 40 metros de largura e 40 cm de espessura de concreto e controlará a velocidade do escoamento de água que exceder a capacidade de armazenamento da represa, podendo chegar a 2 bilhões de litros.
Entre as etapas já prontas da construção estão um muro de 180 metros de comprimento e 7 metros de altura feito para a contenção do novo barramento, das mantas de proteção do talude, dos colchoes de pedra sobre as mantas e do túnel que abrigará as comportas de controle e travessia subterrânea da água captada.
Junto das represas Areia Branca e São Luiz, a criação da nova represa traz a Santa Bárbara a disponibilidade de reservação bruta de até 12 bilhões de litros de água.