sexta-feira, 22 novembro 2024

17 mil disputam vaga na Unicamp via Enem

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou ontem que 17.367 estudantes se inscreveram este ano no processo seletivo Enem-Unicamp 2020 – que utiliza notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso nos cursos de graduação. O número é ligeiramente inferior aos 17.977 candidatos registrados no ano passado, primeira vez na história em que a Unicamp ofereceu vagas via Enem. 

Para 2020 são oferecidas 639 vagas nessa modalidade – a maior parte direcionada a estudantes de escolas públicas. Os candidatos puderam fazer até duas opções de curso, concorrendo com as notas do Enem 2019 e 2018. 

Para a seleção nessa modalidade, a Unicamp vai considerar as notas dos candidatos nas provas de Redação, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas do Enem informadas pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação. 

O balanço divulgado ontem pela Comvest relacionou o total de inscritos nas três categorias: estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública (11.887 candidatos); estudantes autodeclarados pretos e pardos (2.150 inscritos); e estudantes de escolas públicas que também sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (3.330 inscritos). 

Entre os cursos mais procurados estão Medicina (Integral), com 6.458 candidatos disputando 22 vagas (293,55 candidatos por vaga); Arquitetura e Urbanismo (Noturno), com 600 inscritos para seis vagas (100 candidatos/vaga); e Comunicação Social – Midialogia (Integral), com 339 inscritos para seis vagas (relação de 56,5 candidatos por vaga). 

A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidatos-vaga está disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. 

CONVOCAÇÃO 

Haverá até cinco chamadas para matrícula, seguindo o mesmo calendário de matrículas do Vestibular Unicamp 2020 (tradicional). 

A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras virtuais (na página da Comvest) e a partir da quarta chamada, de forma presencial, na unidade sede do curso. 

A primeira chamada está prevista para o dia 10 de fevereiro e será divulgada em www.comvest.unicamp.br. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também