sábado, 28 setembro 2024
DATA PARA CONSCIENTIZAÇÃO

No Dia Nacional do Diabetes, conheça a Associação de Americana que trabalha pela causa há 24 anos

A ADAM (Associação dos Diabéticos de Americana) realiza um trabalho de orientação que os diabéticos saibam como manter a qualidade de vida
Por
João Victor Viana
Foto: Getty Images

No cenário da saúde brasileira, o dia 26 de junho marca uma ocasião importante de alerta e conscientização: o Dia Nacional do Diabetes.

Instituída pelo Ministério da Saúde em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a data é marcada por reflexões profundas. Este dia promove uma conscientização crucial sobre fatores de risco, diagnóstico e prevenção contra a doença.

De acordo com censo da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), de 2022, mais de 20 milhões de pessoas tem diabetes no Brasil. Além disso, a cada três diabéticos, um deles não sabe que possui a doença.

“O Dia Nacional do Diabetes vem para conscientização. Para que as pessoas entendam como diagnosticar e cuidar dessa patologia que é crônica, ou seja, não tem cura, e se não cuidar, pode levar a problemas mais sérios de saúde”, explica a nutricionista, Denise Bonesso Carvalho.

A profissional da nutrição integra a ADAM (Associação dos Diabéticos de Americana), instituição criada em fevereiro de 2000, que trabalha para ensinar e melhorar as condições de saúde das pessoas com diabetes.
Para a ADAM, educar vai além de transmitir informações, é um processo dinâmico, contínuo e interativo, adaptado às necessidades individuais de cada pessoa. Com uma abordagem prática e gradual, a Associação prioriza o controle metabólico e a manutenção do bem-estar.

Foto: Lucas Moraes / TV TODODIA

Por meio do corpo de profissionais, que, além da nutricionista, conta com assistente social, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, a Instituição oferece palestras educativas e o CIAPD (Curso de Iniciação a Alimentação da Pessoa com Diabetes).

A profissional de saúde afirma que “muitas pessoas chegam com o diagnóstico, mas nem sabem o que é a patologia. Então nós buscamos informar da melhor maneira possível o que é o diabetes e como cuidar, pois não passa só pelo plano alimentar, mas por outras formas de cuidados que a pessoa tem que ter para garantir uma qualidade de vida”.

O trabalho realizado vai além do paciente e orienta também as famílias e amigos. “As famílias são de suma importância. Ele (paciente) não vai estar 24 horas dentro da Associação, ele precisa dos ‘anjos da guarda’, que são os familiares e amigos que podem – e devem – auxiliar no cuidado do controle da glicemia”, disse Bonesso.

ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS

A ADAM desenvolve um plano de trabalho anual junto a Prefeitura de Americana. Através desse planejamento, é definido um orçamento anual para a manutenção das atividades.

Os associados não pagam nenhum tipo de mensalidade, mas podem realizar doações de forma espontânea. Podendo ser doações financeiras ou de materiais, como produtos de limpeza, papel higiênico, entre outros itens.
A administração da Instituição realiza ainda eventos pontuais para que possa levantar recursos que ajudam nas atividades. A próxima ação é uma feijoada, que será entregue no dia 20 de julho, das 10h às 12h. A marmitex possuirá 900g e está à venda por R$ 35, na própria sede, localizada Rua Albânia, 193, na Vila Santa Catarina.

O telefone para contato da Associação é (19) 3407-3043. Na internet, o endereço é o http://www.adamamericana.org.br/.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também