O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), é o favorito dos eleitores das regiões do Centro, Picerno, Nova Veneza e Área Cura para vencer o pleito municipal deste ano. É o que aponta a pesquisa Todo Dia Campinas/Sampi/Ágili.
O vice-prefeito tem a preferência de 30,4% eleitores na Área Cura, 29,1% no Picerno, 28% no Centro e 27,9% em Nova Veneza. Já na região do Matão, tradicionalmente um reduto de votos da família Dalben, o pré-candidato e ex-secretário Éder Dalben (Cidadania), apoiado pelo prefeito Luiz Dalben (PSD), é o preferido com 21,2% das intenções de voto. Na sequência, aparece Henrique do Paraíso com 20,3%.
A pesquisa mostra ainda que o ex-vereador e ex-secretário Wellington da Farmácia (MDB) venceria no Maria Antônia, com 20,8%. O segundo colocado nesta região é o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sumaré Willian Souza (PT), que acumula 14,3% das intenções de voto. Willian também é a segunda opção dos eleitores na Área Cura (17,9%) e no Centro (10,4%).
Primeiro colocado
Henrique do Paraíso é quem lidera a pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Sumaré, conforme divulgou a TV TODODIA nesta quarta-feira (10), com 24,5% das intenções de voto. Willian Souza e Éder Dalben aparecerem com 12,9% e 12,7%, respectivamente.
Na sequência, pontuam Wellington da Farmácia, com 7,5%; Toninho Mineiro (Mobiliza), com 7,2%; Guilheme Dall’Orto (Podemos) , com 3,8%; Ana Cleia Meneguetti (Rede), com 2%; e Silvio Coltro (PRTB), com 1,3% das intenções.
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 600 eleitores moradores de Sumaré, maiores de 16 anos, entre os dias 3 e 7 de julho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.
A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi custeado pelo Grupo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09779/2024.
Sobre o instituto
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.