A equipe feminina de ginástica artística do Brasil conquistou nesta terça-feira (30) um feito histórico nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Pela primeira vez a seleção brasileira ganhou uma medalha por equipes, faturando com muita emoção o bronze na competição.
O quinteto composto por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira somou 164.497 pontos, ficando atrás dos Estados Unidos (ouro, com 171.269 pontos) e Itália (prata, com 165.494 pontos).
A espera pelo resultado garantiu emoções até os minutos finais. Para definir a classificação, o Brasil, a primeira equipe a finalizar todas as etapas da competição, precisou esperar a finalização e a nota de outras delegações, com a esperança e anseio pela medalha.
O Time Brasil conseguiu 42.366 no salto, 41.199 nas barras assimétricas, 39.966 na trave e 40.966 no solo.
PRÓXIMOS FEITOS DA GINÁSTICA
Com a finalização da competição por equipes, o Brasil segue agora em busca das medalhas na competição individual. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares ainda competem nos próximos dias.
Rebeca Andrade, a estrela da seleção, está presente em quatro decisões: individual geral, trave, salto e solo – tendo já sido medalhista de ouro no salto e prata nas demais decisões no mundial em 2023.
Flávia Saraiva participa também da final do individual geral e Júlia Soares, a mais jovem da seleção e responsável por criar um movimento na ginástica, participará da final da trave.
Veja a participação das meninas nas próximas competições:
- Individual geral (Rebeca Andrade e Flávia Saraiva): quinta-feira (1), às 13h15;
- Salto (Rebeca Andrade): 3 de agosto (sábado), às 11h20;
- Trave (Rebeca Andrade e Júlia Soares): 5 de agosto (segunda-feira), às 7h38;
- Solo (Rebeca Andrade): 5 de agosto (segunda-feira), às 9h23.