Nesta sexta-feira (6), o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) inaugurou a Vara da Família e das Sucessões, além da UPJ (Unidade de Processamento Judicial) Mista, no Fórum de Hortolândia. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com a presença de diversos membros do judiciário estadual.
Em conversa com a equipe do TODODIA, a juíza diretora do Fórum de Hortolândia, Juliana Ibrahi Guirao Kapor, falou sobre a importância da nova unidade para o funcionamento pleno do fórum do município. “É muito importante para a gente ter um cuidado maior com essa matéria da família, que é a base da sociedade. A gente pode concretizar uma prestação jurisdicional muito melhor para o cidadão, atendendo o jurisdicionado de Hortolândia de uma forma mais eficaz e rápida”, comentou a juíza.
As UPJs inauguradas nesta sexta têm como principal objetivo unificar os ofícios para um processamento mais eficiente e cumprimento das determinações judiciais, implementando uma nova divisão de tarefas e uma melhor alocação dos recursos humanos e do espaço físico.
A Vara da Família e das Sucessões será liderada pelo juiz Luis Mario Mori Domingues, que comentou com a equipe da TV TODODIA sobre como será estar à frente deste novo desafio. “Uma especialização de uma vara de família em uma cidade como Hortolândia vai trazer muito mais do que um desafio; vai trazer uma grande possibilidade de as famílias resolverem seus problemas de forma mais célere e mais eficaz”, enfatizou Luis.
Essas unidades são responsáveis por diversas questões, como inventário, testamento, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade e ações de alimentos.
Hortolândia possui uma população estimada em 236,6 mil habitantes (Censo 2022) e integra a 53ª Circunscrição Judiciária (CJ), com sede em Americana, além de fazer parte da 4ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Campinas. Atualmente, a comarca conta com 71,4 mil processos em andamento, sendo que apenas em julho foram distribuídos 1,7 mil novos casos.