A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) está promovendo reuniões com os três candidatos a prefeito da cidade para que eles tenham a oportunidade de falar aos diretores e associados sobre as suas propostas de governo.
De acordo com a Acia é um espaço democrático, já que a entidade representa os empresários e comerciantes da cidade e com isso os políticos terão a oportunidade de ouvir as reivindicações da categoria e discutir as melhores estratégias para o desenvolvimento econômico do município.
Os encontros serão realizados durante três quintas-feiras quando ocorrem as reuniões da diretoria. O engenheiro Ricardo Pascote, do União Brasil, é o primeiro convidado presente na sede da entidade nesta quinta (12), e a TV TODODIA acompanhou o evento.
Em entrevista a reportagem, o presidente da Acia, Marcelo Fernandes, explicou sobre a importância deste tipo de evento ser conduzido na casa dos empresários e como foi programado. “A gente olhou o calendário eleitoral, tentamos deixar mais para o final, fizemos o sorteio. Nossas reuniões de atividade de diretoria acontecem todas as quintas-feiras, então é uma reunião tradicional nossa, onde a gente colocou como pauta, o assunto dos candidatos ao prefeito. Então para nós aqui da Acia é importante porque é a casa do empresário. A gente tem esse papel de mediação, de ouvir os desejos dos empresários e poder levar isso ao poder público. A ARCIA já faz isso frequentemente e esse é um momento ainda mais importante’, enfatiza o presidente.
Segundo a diretoria da entidade, os candidatos nessas reuniões poderão apresentar o plano de governo que eles construíram, também é o momento de colocar ideias dos participantes, de falar um pouco da entidade, do papel dela, como ela pode contribuir, tornando um momento importante da democracia. “Um momento importante da nossa entidade, que a gente está aqui para poder contribuir”, afirma Fernandes.
Quando o assunto é a desburocratização, a entidade é pontual em dizer que isso já vem acontecendo, e deseja que continue. “É a facilidade com que as empresas são criadas na abertura, é a facilidade de o poder público poder atender. Muitas vezes um empresário tem algum problema, seja na área de infraestrutura, às vezes problemas que nem competem a prefeitura, mas que ela possa apoiar a gente também frente a outras situações. A gente teve um exemplo recente que foi a questão da Zona Azul, que a associação através das empresas daquela região central e da população toda, fizeram vários apontamentos de melhorias, nós levamos as demandas, naquele momento todas elas foram atendidas. Então, a Acia acha que é importante que o prefeito que estiver à frente da prefeitura esteja sempre ao lado da associação, de uma certa forma, a gente estar sempre junto, orientando para a gente errar menos nas tomadas das decisões”, reforça Marcelo.
Na próxima quinta-feira (19) será a vez da candidata à prefeita Maria Giovana, do PDT, e no dia 26, Chico Sardelli, do PL, finaliza os encontros. Os associados interessados em participar podem ser inscrever por meio do endereço https://forms.gle/CVqwMpB7GAFrs6x97. A agenda foi feita de acordo com a disponibilidade dos candidatos.
A Acia está localizada na Rua Primo Picoli, 232, no Centro.