quinta-feira, 19 setembro 2024
Ações de conscientização

Prefeitura de Hortolândia conscientiza jovens sobre a campanha Setembro Amarelo

Departamento de Direitos Humanos visita escolas para levar mensagem de combate ao suicídio entre o público jovem
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos, continua a realizar as ações de conscientização da campanha Setembro Amarelo, mês que alude à prevenção e combate ao suicídio. O órgão vinculado à Secretaria de Governo realizou, na semana passada, rodas de conversas com crianças e adolescentes atendidas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) CONTATO. Já nesta terça-feira (17), a palestra foi direcionada a jovens inscritos no “Decola Juventude”, projeto social promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Com o tema “Suicídio é apenas uma questão de Saúde Mental?” os encontros têm por objetivo promover um espaço de acolhimento e de informação a jovens matriculados em escolas da rede pública de ensino. Além de orientar os jovens sobre os gatilhos e fatores de risco relacionados à saúde mental, as rodas de conversa abrem espaço para que os estudantes tirem dúvidas e conheçam o serviço CVV (Centro de Valorização da Vida), canal de apoio emocional disponibilizado gratuitamente 24 horas por dia pelo telefone 188.

A assessora departamental e psicóloga de formação, Rebecca Albano, explica que o interesse em receber a palestra partiu das próprias unidades de ensino. “As escolas estão empenhadas em discutir este tema, porque identificam alguns comportamentos nos jovens, como a autolesão, por exemplo. O alto índice de suicídio entre o público jovem é outro fator alarmante. A ideia desses encontros é justamente sensibilizar sobre este tema tão sensível e conscientizar os jovens sobre a importância de pedir ajuda, de fazer terapia, de expor suas vulnerabilidades e dores, quando necessário“, esclarece Rebecca.

Nesta quarta-feira (18), a palestra será ministrada a estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia. Já no dia 27, o encontro será promovido, em dois turnos, com os alunos da EE (Escola Estadual) Hedy Madalena Bocchi.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também