A primavera de 2024 começou oficialmente neste domingo (22), às 9h44. A estação é marcada por uma virada no clima, e se caracteriza pelo retorno das chuvas algumas regiões do país, como a Região Sudeste, além do aumento da temperatura.
Os eventos de calor extremo têm sido cada vez mais frequentes e, segundo especialistas, há uma forte possibilidade de que novas ondas de calor ocorram ao longo da estação. Esses fenômenos são difíceis de prever a longo prazo, mas é possível que, em outubro ou novembro, episódios de calor intenso voltem a ocorrer, aumentando os alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em São Paulo, as temperaturas registradas devem ficar um pouco mais dentro da normalidade do que a de outros estados, em razão do retorno das chuvas, equilibrando o calor.
Na região, as temperaturas durante esta primeira semana de primavera deve registrar máximas de até 38°C, como previsto para esta quarta-feira (25), e mínimas que não passam dos 20°C, conforme a previsão para esta segunda-feira (23). O céu deve permanecer com poucas nuvens até a sexta-feira. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.