quinta-feira, 2 janeiro 2025
LIONS CLUBE

Governadora da instituição visitou a sede de Americana

Rosana Paula Luz de Araújo esteve presente em uma visita oficial na sede do Lions Club Internacional de Americana
Por
Danilo Bueno e Michelle Cassiano
Foto: Alessandro Araujo / TV TODODIA

A organização Lions Clubs International é uma das maiores instituições de serviço voluntário do mundo, com milhões de membros em mais de 200 países e regiões geográficas. O Lions Clube está envolvido em uma variedade de projetos de serviço comunitário, com foco em áreas como saúde, educação, meio ambiente e combate à fome. Cada clube é autônomo, mas segue as diretrizes e programas da organização internacional.
Valores: Os Lions Clubs se baseiam em valores como liderança, serviço, amizade e integridade.

Em Americana, desde sua fundação, a organização tem se destacado por sua missão de ajudar aqueles que mais precisam, promovendo ações que transformam vidas e fortalecem comunidades. “O Lions Club Americana Centro foi fundado há 69 anos. Em abril do próximo ano, 2025, nós completaremos 70 anos de fundação. Em 1991, diante de uma necessidade que os companheiros Leões viram no município, foi fundado o Centro de Promoção da Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual. Então, desde 1991, nós estamos trabalhando nesse centro para dar atendimento às pessoas que têm ou baixa visão ou cegueira total. Capacitando para o mercado de trabalho, para as atividades do dia a dia, para a mobilidade urbana, andar no município, nas calçadas, atravessar a rua.”, afirmou o presidente da instituição, Katrus Santarosa.

A instituição, atende tanto os usuários de Americana quanto de Nova Odessa e Santa Bárbara do Oeste. Atualmente, o Lions Clube Centro atende a cerca de 150 usuários todos os dias, possuindo uma equipe multidisciplinar com pedagogo, terapeuta ocupacional, agente de mobilidade, técnico de informática e os voluntários que auxiliam tanto na digitação de nota fiscal paulista, como no trabalho de artesanato para a venda no nosso bazar permanente.

Na noite desta sexta-feira, a TV TODODIA esteve presente na celebração de um jantar que uniu os dois clubes de America e pudemos conhecer um pouco mais sobre a organização, como o CPC (Centro de Promoção da Cidadania da Pessoa com Deficiência), coordenado por Júlio César, que fez uma importante apresentaçãom deste centro. “O CPC é composto por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, orientador de mobilidade terapeuta ocupacional, professor de informática, professores de yoga e outros. O CPC é referência no atendimento à pessoa com deficiência visual. Atende do bebê ao idoso nos programas de habilitação e reabilitação. Então, nós temos o programa de estimulação visual para os bebês, que nós chamamos de sala sensorial, temos o programa de habilitação, ou seja, para aqueles que nasceram já com a cegueira, os cegos congênitos, e a reabilitação para aqueles que perderam a visão em algum momento da vida, por consequência de alguma doença ou acidente”, disse.

Atualmente são cerca de 100 atendidos na reabilitação. Sendo trabalhado desde o AVDs que é reaprender a vida diária, que contempla uma casa modelo, onde se reaprende a cozinhar, localizar os objetos, a parte de lavanderia e higiene pessoal. Depois tem a parte do OM (orientação e mobilidade), com dicas de como se locomover sozinho, com independência, através de alguns acessórios, que seria a bengala, para que o deficiente visual possa antecipar-se às coisas, para não vir a bater, a sofrer um acidente. O CPC também conta com o cão-guia, que facilita bastante nesse processo de guiar.

“Hoje, a grande parte dos usuários que está em reabilitação vêm sozinhos, vêm de ônibus. Há alguns casais de cegos que moram sozinhos, então eles têm uma vida independente, é bem bacana. Nós oferecemos aqui grupos de apoio, tanto por psicólogo ou outros profissionais, que discutem assuntos da atualidade, e também essa questão de experiências, e essa troca de experiência ajuda muito, porque tem aquele que acabou de perder a visão, com seus 40, 50 anos, tem aquele que já perdeu um pouco mais, e isso vai dando um apoio, como se fosse um grupo de apoio mesmo”, completou César.

Todo o trabalho é desenvolvido levando-se em consideração também a idade e a fase da vida da pessoa. “Os bebês, a criança, o adolescente, nós temos um programa também especializado, que seria esse programa de estimulação precoce, que aí nós vamos trabalhar o resíduo visual, para aqueles que têm algum resíduo, e aí tem toda uma tecnologia e equipamento. Temos aqui também um departamento de tecnologia assistiva, então, são as adaptações para que ele possa ter acesso a um celular, tablet, e por aí vai”, finalizou.

Todo este serviço desenvolvido com as pessoas de baixa visão ou cegueira total é feita gratuitamente e para se ter o atendimento, o interessado pode ir diretamente, e solicitar atendimento, ou então buscar os encaminhamentos pela rede de serviços do município, como o centro de saúde, CRAS, CRES, e as escolas da rede municipal.

Na última sexta-feira, a governadora Rosana Paula Luz de Araújo esteve presente em uma visita oficial na sede do Lions Club Internacional de Americana. “Nós temos um milhão e quatrocentos mil associados pelo mundo todo. O nosso distrito é um dos vinte e nove que existe no Brasil, e nós temos sessenta e um clubes em quarenta e cinco cidades. Aqui na cidade de Americana, são dois clubes. Hoje, essa visita é para trazer um pouco mais de palavras sobre as nossas ações globais, porque nós atuamos em oito ações globais. Uma delas é a visão, a mais importante aqui para esse clube, e a gente tem que trabalhar muito, principalmente para poder levar os projetos para todos os sessenta e um clubes aqui da região. E, para isso, eu escolhi alguns setores para poder trabalhar melhor. Então, a visão, o diabetes e também alguma coisa de subsídios que a gente tem com relação às doações que nós fazemos, porque nós fazemos doações”, disse.

Todos os trabalhos realizados pelo Lions Clube só é possível acontecer porque tem também o apoio da sociedade civil engajada, que participa doando suas notas fiscais paulistas, realizando também contribuições diretas para o clube e ainda participando das ações de promoção social e eventos, como é o caso, por exemplo, da tradicional Festa Alemã. “Nós gostaríamos de convidar a todos para participarem da nossa tradicional festa alemã. Para manter a instituição, nós realizamos eventos beneficentes para arrecadação de fundos e a festa alemã é uma das mais tradicionais. Todos os anos nós servimos comida alemã de qualidade, chopp de qualidade durante uma noite com música ao vivo, muita animação, diversão. E fica aí o convite a todos”.

Rosana também contou que um importante recurso está para chegar para a unidade de Americana, trata-se do subsídio de PediaSuite. Este projeto vai abranger doze APAE’s ao mesmo tempo. O PediaSuite, é para atender e trabalhar a motricidade de crianças a adultos. “É maravilhoso o equipamento e aqui a Americana vai receber, a APAE daqui vai receber esse equipamento, eu já estive aqui fazendo a visita e no total são R$ 842 mil, divididos em doze APAE’s para poder receber. É um projeto maravilhoso”, finalizou.

Portanto, fica registrado o convite para a Festa Alemã do Lions Clube Internacional de Americana. que será realizado no Clube do Bosque no dia 23 de novembro, a partir das 20h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também