sábado, 27 abril 2024

Prefeito de Americana pede ao CREA laudo sobre Viaduto Amadeu Elias

O prefeito Omar Najar (MDB) quer saber do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) se o Viaduto Amadeu Elias, no Centro de Americana, comporta o tráfego intenso de veículos em duas mãos de direção, e em três pistas. O pedido para elaboração do estudo foi protocolado no Conselho na quarta-feira (15). 

Omar disse que solicitou um laudo ao CREA para estudar a possibilidade de voltar a liberar mão dupla de direção no viaduto, que teve mão única (Centro-bairro) implantada desde outubro de 2018 – gerando reclamações de moradores e comerciantes do Jardim Colina, que alegam quedas nas vendas e percurso longo demais para chegar ao Centro após a mudança no sentido do viaduto. 

O grupo informou nesta semana que vai protocolar na prefeitura, na Câmara e no Ministério Público um abaixo-assinado com 6.000 assinaturas pedindo a revisão da mudança no viaduto. 

Se o trânsito for retomado nos dois sentidos do Amadeu Elias, Omar já avisou que será proibida a passagem de ônibus e caminhões no sentido bairro-Centro. Hoje, já é proibida a passagem de caminhões na mão única do viaduto, mas ônibus trafegam normalmente. 

A avaliação em curso no governo municipal é sobre a possibilidade de passagem de três veículos ao mesmo tempo no viaduto. 

O dispositivo, porém, foi construído no governo do então prefeito Abrahim Abraão, de 1956 a 1960, lembra Omar. Ou seja, a estrutura tem cerca de 60 anos. “Não sei se ele suporta (o tráfego nos dois sentidos)”, ponderou Omar. 

A intenção é liberar o trânsito no sentido Centro mas apenas para veículos leves. Se a estrutura não suportar o fluxo nas duas faixas, continuará do jeito que está.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também