A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, deu início nesta quarta-feira (16) ao acesso que permitirá a instalação da rede coletora de esgoto em alguns trechos dos bairros Jardim do Bosque e Jardim Santa Rita. A instalação de vielas sanitárias é uma importante etapa do planejamento urbanístico preparado pela Secretaria de Habitação para viabilizar a regularização fundiária de 41 moradias. A ação, realizada em parceria com as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, conta com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que será a responsável por instalar a rede coletora.
A etapa atual compreende a abertura dos caminhos onde, posteriormente, a Sabesp instalará os coletores que ligarão os domicílios à rede de esgoto. Após a execução das obras de infraestrutura, a Prefeitura dará início ao cadastramento técnico social, procedimento que consiste na coleta de documentos pessoais dos moradores e dos lotes que serão objetos de regularização.
O secretário de Habitação de Hortolândia, Rogério Mion, destaca a importância da intervenção para os moradores. “Mais uma área irregular em área pública que começa a se moldar para a regularização fundiária. Após mais de 40 anos de espera, finalmente começamos a abrir caminho para a implantação da rede de esgoto nos fundos das casas, um passo fundamental para a melhoria da infraestrutura local. Esta ação marca o início de uma transformação significativa, que garantirá mais dignidade e qualidade de vida aos moradores. Temos muito trabalho pela frente, mas este é um avanço que nos enche de esperança e reforça nosso compromisso com a população”, declara Mion, ao enfatizar que a intervenção também contribuirá para mitigar danos ambientais no local.