sábado, 26 outubro 2024
CULTSP PRO

Mais de mil vagas estão abertas para cursos gratuitos de qualificação voltados aos fazedores da cultura

Em todo o Estado, serão 1.145 oportunidades em 18 cidades, contemplando 10 regiões; as inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de novembro
Por
Redação
Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, acaba de abrir inscrições para 1.145 vagas do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país, gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e presenciais e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br até o dia 1º de novembro.

Nesta segunda etapa do CULTSP PRO, as vagas estão distribuídas em 18 cidades, abrangendo 10 regiões administrativas do estado. Os municípios contemplados são: São Paulo, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul, Santana de Parnaíba, Santo André, Cubatão, Santos, Botucatu, Itu, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Garça, Registro, São José do Rio Preto, Areias, Campos do Jordão, São Sebastião, São José dos Campos, reforçando o compromisso do programa com a descentralização e interiorização das ações culturais.

“O CULTSP PRO representa um marco na formação de profissionais da cultura em São Paulo. Estamos criando um programa robusto, que não apenas qualifica a mão de obra, mas também fomenta o desenvolvimento de talentos e a geração de novas oportunidades para quem já atua na cadeia produtiva da cultura”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em áreas da cultura e economia criativa. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

Em 2024, mais de 500 atividades formativas e complementares terão sido realizadas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todas as regiões do Estado. A partir de 2025, serão mais de 2.300 atividades por ano e a previsão é chegar a 2029 com mais de 10 mil atividades pactuadas e condicionadas, beneficiando mais de 500 mil pessoas em todo o território estadual.

Na capital, as atividades ocorrem predominantemente no Edifício Oswald de Andrade, mas também haverá programação na Praça Benedito Calixto. No interior, elas se expandem por uma ampla rede de espaços físicos, graças a parcerias com empresas, prefeituras, universidades e equipamentos culturais.

Região administrativa de Campinas:

Campinas

Curso: Maquiagem de Moda
Descrição: Curso de maquiagem profissional voltado para iniciantes interessados em práticas de beleza (maquiagem) na moda, com foco em fotografia e vídeo.
Carga-horária: 40 horas
Vagas: 25
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Av. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial, Campinas
Pré-requisito: Não há
Período: 18 de novembro a 22 de novembro
Dias e horários: Segunda a sexta, 9h às 18h

Santa Bárbara d´Oeste
Curso: Artesanato: Plano de Negócios
Descrição: Curso-mentoria para o desenvolvimento de um Plano de Negócios, apoiando o estudante a traçar uma linha de ação clara e oferecendo práticas eficazes para entrar no mercado artístico, consolidar e alavancar sua carreira.
Carga-horária: 20 horas
Vagas: 25
Local: Centro de Memórias
Endereço: R. João Lino, nº 362 (em frente ao Museu da Imigração), Santa Bárbara d´Oeste
Pré-requisito: Artesão já precisa ter seu negócio iniciado. Preferência para quem já tenha CNPJ e/ou tem a carteira do SICAB/SUTACO válida.
Período: 18 de novembro a 22 de novembro
Dias e horários: Segunda a sexta, 18h30 às 22h30

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também