Cerca de 37 mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste para o dia de Finados deste ano, celebrado no sábado (2). A previsão é das administrações municipais.
Em todos os cemitérios os horários serão estendidos das 7h às 17h em ambos os dias. Também haverá ambulantes comercializando produtos para a data, como velas, flores naturais e artificiais e itens alimentícios.
AMERICANA
Os cemitérios municipais de Americana se preparam para receber mais de 20 mil pessoas, neste final de semana. Nas últimas semanas, a Prefeitura intensificou os serviços de manutenção e limpeza nos cemitérios da Saudade e Parque Gramado.
Com ambos os cemitérios abertos das 7h às 17h, as capelas terão a celebração de 10 missas no sábado, às 7h, 8h30, 10h, 12h, 14h e 16h, no Parque Gramado, e às 8h, 10h, 14h e 16h, na Saudade.
“Essa é uma data em que nos preparamos para receber milhares de pessoas que visitarão os jazigos. Além do trabalho diário de manutenção nos locais, também realizamos uma força tarefa de melhorias para recepcionar todos os visitantes da melhor maneira possível”, ressalta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
NOVA ODESSA
O Cemitério de Nova Odessa funciona em esquema especial neste final de semana. Mesmo com o feriado caindo num sábado neste ano, a gerência do cemitério espera um público de cerca de 12.000 pessoas ao longo dos dois dias. O cemitério irá funcionar das 7h às 17h.
Para atender bem este público, a equipe de manutenção do Cemitério, atua na preparação do espaço desde a terça-feira (29), incluindo ações de limpeza geral, roçagem dos canteiros e pintura das vias e estruturas de alvenaria, como o Centro Ecumênico do Cemitério.
“Esperamos este ano em torno de 12 mil pessoas visitando o Cemitério neste Finados, por isso vamos funcionar das 7h às 17h, todos os dias. Por isso também, pedimos a colaboração do público para não colocar vasos nos jazigos sem furar o fundo, bem como retirar os plásticos das flores para evitar o acúmulo de água e evitar o surgimento do mosquito da dengue”, orientou Donizete Sando, gestor do local.
De fato, segundo o Setor de Zoonoses, é vedada a colocação de vasos com água parada no interior do local, para evitar a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. Quem comprar flores não deve levar o pratinho ao Cemitério. Outro criadouro muito comum são os plásticos que embrulham as flores, que não devem ser deixados sobre as sepulturas.
SANTA BÁRBARA D’OESTE
Em Santa Bárbara neste ano, para os dias 2 e 3 de novembro, o horário de visitação foi ampliado excepcionalmente das 7 às 17 horas, estimando uma expectativa de cerca de 5 mil visitantes no fim de semana.
A orientação da Secretaria de Meio Ambiente para os responsáveis pelos túmulos é executar a limpeza até esta sexta-feira (1), das 8 às 17 horas.
Já o atendimento na parte administrativa ocorrerá dentro do expediente normal de trabalho de ambos os locais, das 8 às 17 horas. É estimado pela Administração Municipal cerca de 5 mil visitantes no fim de semana.