Terminam nesta segunda-feira (4), as inscrições para os representantes da sociedade civil e as mulheres residentes no município participarem da assembleia de eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O órgão tem o objetivo de zelar pelos direitos das mulheres, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação na sociedade.
O credenciamento de eleitoras e o registro de candidaturas das Organizações da Sociedade Civil (OSC) poderão ser feitos por meio da plataforma Americana Inteligente (1doc), no site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), pelo e-mail cmdm@americana.sp.gov.br ou presencialmente, em dias úteis, das 7h30 às 16h30, no CMDM, na sede da Casa dos Conselhos – Rua das Poncianas, nº 1.225, Jardim Glória.
A plenária eleitoral será em 14 de novembro, no período das 8h às 12h, na sala de reuniões da sede da Casa dos Conselhos.
Serão preenchidas 14 vagas de conselheiras para o mandato de dois anos (biênio 2024/2026), com a possibilidade de uma única recondução para a mesma representação.
O processo ocorrerá da seguinte forma no dia 14 de novembro:
Das 8h às 9h – Instalação do Processo Eleitoral da Sociedade Civil às vagas do CMDM (organização, composição da mesa, definição da presidência dos trabalhos, credenciamento de eleitores);
Das 9h às 9h15 – Abertura da Assembleia Geral;
Das 9h30 às 10h30 – Divulgação e apresentação das organizações habilitadas para participarem do certame eleitoral;
Das 10h30 às 10h50 – Votação e Apuração dos votos;
Das 10h50 às 12h – Homologação do resultado e encerramento.
Poderão concorrer à eleição os seguintes representantes, sendo um de cada organização ou entidade: de assistência social; da saúde; educacional; cultural; associação de moradores; sindical; de outros conselhos de direitos e políticas públicas; da Comissão de Direitos Humanos da 48º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Americana; de movimento de mulheres; de movimento social; de movimento estudantil; da Associação Comercial e Industrial de Americana – ACIA; de instituição de ensino de nível superior; e de saúde suplementar.