Por uma questão cultural de hábitos sociais arraigados, os homens costumam ser negligentes com a própria saúde. Para quebrar essa visão preconcebida, envolta ainda em tabu, a Prefeitura de Hortolândia inicia uma programação de atividades da campanha Novembro Azul. Durante este mês, a Secretaria de Saúde promoverá ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para conscientizar o público masculino sobre a importância de procurar regularmente ajuda médica oferecida pela Prefeitura.
O coordenador geral dos serviços das Atenções Primária e Especializada do município, Leandro da Silva Severino, salienta que a programação vai além de orientar os homens somente sobre a prevenção contra o Câncer de Próstata, tema principal da campanha. A programação foi iniciada com uma palestra ministrada para mais de 200 pessoas usuárias cadastradas do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, na manhã desta segunda-feira (04).
“Na palestra que ministramos nessas ações, o foco é a saúde integral. Os homens têm dificuldade de procurar os serviços. Por isso, abordamos a importância dos homens cuidarem também da saúde mental, de se prevenirem contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), dentre outras doenças e problemas. Eles devem procurar o ano inteiro os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura, e não apenas em novembro por causa da campanha. Mostramos que há doenças que podem levar a óbito tanto ou até mais do que o Câncer de Próstata”, ressalta Severino.
O coordenador reforça que as UBSs acolhem e atendem a população durante o ano inteiro. Por meio das unidades, os homens podem fazer periodicamente os exames preventivos necessários para a detecção do Câncer de Próstata e de outras doenças.
PONTE ESTAIADA COM ILUMINAÇÃO AZUL
Para reforçar a divulgação da campanha para a população, a Prefeitura de Hortolândia já acionou uma iluminação na cor azul na Ponte da Esperança (Ponte Estaiada), na sexta-feira (01). Por meio do sistema de iluminação, é exibida a seguinte mensagem sobre a campanha: “Novembro Azul/Vença o tabu/Previna-se”.
A cada mês, a ponte recebe uma iluminação especial para destacar o comprometimento da Prefeitura de Hortolândia com outras campanhas, causas ou datas importantes. No mês passado, a ponte ficou iluminada na cor rosa para marcar a campanha Outubro Rosa.
Confira abaixo a programação de atividades promovidas pela Prefeitura de Hortolândia sobre o Novembro Azul: