A prova da primeira fase da Fuvest 2025, vestibular para ingresso nos cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo) acontece neste domingo (17). Os 107.330 candidatos inscritos farão a prova em 32 cidades da região metropolitana da capital, do interior e do litoral paulista e podem consultar o local na área do candidato.
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. “A nossa recomendação é a de que ele conheça com antecedência o trajeto até o local em que está designado para realizar a prova, a fim de evitar atrasos no dia”, destaca o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
Na região, as provas serão aplicadas em Campinas, Limeira e Piracicaba.
Além de instalações que ofereçam as mesmas condições para todos os candidatos, a organização do vestibular vai disponibilizar recursos específicos para aqueles com necessidades especiais, como amamentação durante a prova, intérprete de Libras, transcritor e ledor, assento ortopédico próprio, entre outros.
Monaco também recomenda que os candidatos cuidem bem de sua saúde, inclusive mental, no período anterior à realização da prova. “O ideal é descansar uns dias antes, fazer atividades relaxantes com os familiares e amigos, dormir e comer bem, procurar ajuda se a ansiedade estiver alta.”
Itens obrigatórios e itens proibidos
Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto e a utilização de caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul. Itens como lápis, lapiseira, borracha, apontador, régua transparente, garrafa de água e alimentos leves também são permitidos.
Os candidatos estão proibidos de entrar no local de prova portando relógios, equipamentos eletrônicos (celular, tablet, smartwatch etc.), material impresso ou para anotação, protetor auricular, fones de ouvido, óculos de sol, gorros, bonés, chapéus, corretivo, marca-texto e canetas que não sejam esferográficas ou das cores permitidas.
A prova terá 90 questões de múltipla escolha distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química (algumas interdisciplinares). É proibido sair da sala de aplicação da prova levando o caderno de questões.
Correção da prova
O vestibulando poderá acompanhar a correção da prova pelos professores do MedEnsina, curso pré-vestibular mantido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. A previsão é que inicie às 20 horas, mas o horário pode variar, dependendo da liberação do gabarito pela Fuvest.
Para acompanhar pela Rádio USP, basta acessar a transmissão ao vivo pela internet clicando aqui ou sintonizar em São Paulo a frequência 93,7 FM e em Ribeirão Preto 107,9 FM. Para conferir a correção pelo YouTube, inscreva-se no Canal USP neste link, ative o ícone do sininho ou o lembrete abaixo do vídeo da live para ser avisado assim que tiver início.