O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe na próxima terça-feira (19), às 20h, a peça “Sacra Folia”, realizada pelos alunos do curso Técnico em Teatro oferecido gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Americana e o Senac Americana. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria, na Rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol.
A obra encerra o curso iniciado em setembro do ano passado e é encenada pelos formandos, sob direção de Bruno Smanioto e Miguel Damha. “Sacra Folia” é uma comédia de Natal escrita por Luiz Alberto de Abreu, que reflete sobre a luta pela sobrevivência e a busca por justiça em meio às adversidades.
A peça narra a fuga da Sagrada Família, perseguida por Herodes, que acaba se perdendo e vindo parar no Brasil. Aqui, eles são ajudados por duas figuras da comédia popular, João Teité e Matias Cão.
“É com muito orgulho que convidamos a população a prestigiar a peça com os alunos do curso técnico de teatro que realizamos em parceria com o Senac Americana. No ano que vem teremos uma nova edição do curso, abrindo oportunidades para outros interessados”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
A gerente do Senac Americana, Sandra do Amaral, destaca o compromisso com a educação. “A parceria entre o Senac e a Prefeitura de Americana é fundamental para ampliarmos o acesso à formação técnica em teatro, oferecendo aos alunos uma oportunidade única de desenvolvimento artístico e profissional. Estamos muito empolgados com o resultado e ansiosos para a peça de encerramento, que certamente mostrará todo o talento e dedicação dos estudantes, além de ser um marco cultural para a cidade”, conclui.
Curso Técnico de Teatro do Senac Americana
O curso Técnico em Teatro do Senac Americana representa uma oportunidade a todos que desejam se profissionalizar no universo das artes cênicas e aprimorar suas habilidades comunicativas. Destinado às pessoas que concluíram ou estão no último ano do ensino médio, o curso oferece uma formação completa para atuação em produções de teatro, cinema, televisão, publicidade e plataformas digitais.
Durante as aulas, que aconteceram no Centro de Cultura e Lazer (CCL) e no Teatro Municipal Lulu Benencase, os estudantes aprenderam a interpretar personagens em diferentes contextos, a construir e caracterizar papéis, a explorar a expressão corporal, vocal e emocional, desenvolvendo uma performance versátil e envolvente.
Além das habilidades práticas de atuação, os estudantes estiveram imersos na história do teatro e nas diversas expressões artísticas e culturais, vivenciando os desafios reais da profissão. Os participantes ganharam uma formação alinhada às exigências do mercado atual, estando aptos para atuarem em projetos artísticos de diversos formatos e públicos.
Os alunos que completaram a carga horária, com duração de 15 meses, receberam o registro profissional de ator “DRT”, regulamentado pela Delegacia de Trabalho.