A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Hortolândia tem, a partir desta quinta-feira (21/11), uma nova responsável pela condução dos trabalhos em defesa das mulheres da cidade. A delegada Alline Kruetzmann Abdo Vicentim foi oficialmente apresentada e já assume a liderança na unidade, que se tornou um marco na luta pelos direitos femininos desde sua inauguração, em 2022.
Natural de Curitiba (PR), Alline escolheu Hortolândia como local de atuação após ser aprovada no concurso público da Polícia Civil do Estado de São Paulo e concluir sua formação na Academia de Polícia. “É uma grande satisfação estar em Hortolândia, uma cidade que demonstra compromisso com a segurança e o bem-estar de suas cidadãs. Conto com a parceria da população e das autoridades locais para fortalecer essa missão”, destacou a delegada.
A chegada de Alline é vista como um passo importante para a consolidação do trabalho desenvolvido na unidade. O prefeito Zezé Gomes comemorou a nova liderança. “A Delegacia de Defesa da Mulher foi uma conquista histórica para Hortolândia e, agora, com a delegada Alline, damos mais um salto na garantia de proteção e acolhimento às nossas mulheres. Estamos certos de que ela desempenhará um papel fundamental em nossa cidade, e a Prefeitura será sempre parceira nesse trabalho”, declarou Zezé.
A DDM de Hortolândia foi inaugurada em 26 de maio de 2022, fruto de uma antiga reivindicação da população. Localizada na rua Benedicta Pires de Assis, 88, no Remanso Campineiro, o espaço passou por reformas e adequações para atender às normas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Desde então, vem contribuindo significativamente para atender mulheres em situação de violência, integrando a estrutura da Delegacia Seccional de Americana e o Deinter-9, com sede em Piracicaba.
A instalação da delegacia foi oficializada pelo Decreto n° 66.425, em janeiro de 2022, e atende exclusivamente ao território de Hortolândia, garantindo um espaço especializado para denúncias e ações preventivas. “Com a chegada da delegada Alline, temos a certeza de que nossa cidade continuará sendo referência no cuidado e proteção às mulheres. Esse é mais um exemplo de como a união entre o Governo do Estado e a Prefeitura pode transformar a vida da população”, reforçou o prefeito.
Durante a apresentação da delegada, o secretário de Governo e vice-prefeito eleito, Cafú César, destacou a atuação do Governo Municipal no trabalho de proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Somente neste ano, 834 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas no município. “No início deste ano, entregamos um Centro de Referência e Atendimento às Mulheres, o CRAM, totalmente reformado e ampliado. Hoje o espaço conta com uma infraestrutura digna, para a mulher vítima de violência, e seus filhos. A conquista da DDM foi mais um passo dado e, agora, com a chegada da delegada, estamos consolidando todo esse grande trabalho. Nosso compromisso garantirá uma viatura para a Patrulha Maria da Penha e estamos trabalhando para garantir ao município a Casa da Mulher Brasileira, mais um espaço de suporte e atendimento qualificado para as vítimas de violência doméstica”, finalizou Cafu.