A secretaria de Esportes de Americana recebe uma contrapartida avaliada em aproximadamente R$50 mil pela organização de jogos universitários que sejam realizados no município. Neste ano, foram três eventos do gênero na cidade, informou a Prefeitura de Americana a pedido da TV TODODIA.
De acordo com a pasta, a compensação fornecida pelas entidades representativas que organizam os eventos não é financeira. O valor estipulado é entregue em itens como tinta, máquinas para piscina, pisos para reformas de áreas esportivas, uniformes, cama elástica para ginástica artística e janela para vestiários.
Os eventos esportivos universitários realizados em Americana ganharam notoriedade nacional no último final de semana com os Jogos Jurídicos, quando estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) praticaram atos preconceituosos, se referindo a alunos da Universidade de São Paulo (USP) como “cotistas” e “pobres”.
Sobre o episódio, a secretaria de Esportes alega que busca a todo momento “aperfeiçoar todos os protocolos” e processos que ocorrem.
“A secretaria manifesta seu total repúdio às atitudes lamentáveis e inaceitáveis de alguns participantes durante os Jogos Jurídicos realizados no Centro Cívico. Esclarecemos que a responsabilidade pela organização do evento é da entidade contratada, enquanto a conduta de alguns participantes não condiz com o espírito dos Jogos Jurídicos nem com os valores que deveriam ser promovidos por eventos dessa natureza.”, disse a nota.
A Prefeitura alegou ainda que não participa da segurança dos jogos, que acontecem no Centro Cívico. A Administração Municipal afirmou que a responsabilidade do esquema de segurança do espaço e do entorno é das entidades que organizam o evento.
Até esta quinta-feira (21), não havia jogos universitários programados para acontecerem em Americana nos próximos 12 meses, de acordo com a secretaria de Esportes.
Vereadores questionam jogos universitários
Nesta terça-feira (19), a vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento para colher informações sobre a realização dos Jogos Jurídicos 2024. São nove perguntas que abordam a maneira com que é negociada a realização dos jogos no município.
Em setembro, o presidente da Câmara, o vereador Thiago Brochi (PL), também protocolou um requerimento a respeito de jogos universitários realizados em Americana, no entanto ainda não obteve resposta.
O assunto também já foi pauta em 2022, quando Nathália Camargo (PP) e Gualter Amado (PDT) também solicitaram informações sobre os jogos universitários.
No caso dos dois últimos pedidos, os questionamentos são relacionados a maneira com que a parceria é firmada e em relação à perturbação do sossego, reclamação constante de moradores de bairros do entorno do Centro Cívico.