Um barracão com mais de 70 anos que guardava móveis antigos desabou na Rua Duque de Caxias, no Centro de Nova Odessa, por volta de 5h desta quarta-feira (18). Ninguém se feriu.
O telhado já dava sinais de desgaste e depois de uma chuva com vento, na noite de terça-feira (17), metade do teto e a parede vieram abaixo. O proprietário já providencia um laudo para efetuar a remoção dos entulhos e os reparos.
O trecho já estava interditado por medida de segurança desde a tarde desta terça-feira (17) porque uma parede voltada para a calçada tombou, informou o coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Willians Vanag. Esse imóvel ocupa praticamente um quarteirão inteiro e fica no quadrilátero formado ainda pela Avenida João Pessoa e Rua Aristeu Valente.
Enquanto a reportagem esteve no local, na manhã desta quarta, o coordenador conversava com o proprietário.
Vanag informou que o dono do imóvel vai providenciar uma ART (Autorização de Responsabilidade Técnica) para avaliar o abalo na estrutura e verificar se haverá necessidade de derrubar o imóvel ou se será possível reformar. Esse documento também permitirá a remoção dos entulhos.
Enquanto isso, o prédio e uma parte rua na frente do imóvel ficarão isolados com fita zebrada, para impedir a aproximação de curiosos e para prevenir acidentes. Os carros não poderão utilizar o trecho.
Segundo um morador das proximidades, Luiz Antonio Gazzetta, 66, o imóvel tem cerca de 70 anos e, até a década de 80, abrigava a Tecelagem da família Mauerberg. Posteriormente, foi ocupado por vários estabelecimentos, inclusive um varejão, como mostra a fachada com a pintura desgastada. Ultimamente, abrigava um depósito de móveis antigos, informou.